MundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025
Mansur aponta chave para Flamengo vencer duelo tático contra São Paulo de Hernán Crespo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·05 de novembro de 2025

O Flamengo enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira (5) em confronto válido pela 32ª rodada do Brasileirão. Clássico nacional, marca o reencontro entre Filipe Luís e Hernán Crespo, que estreou no comando do clube paulista justamente contra o Mengão. Com uma ideia de jogo consolidada, o argentino deve impor um jogo que pode complicar, ou, ser a chave para a vitória rubro-negra, segundo o jornalista Carlos Eduardo Mansur.
De acordo com Mansur, o grande duelo entre Flamengo e São Paulo será tático. Isso porque, o time paulista joga com base numa marcação individual. Ou seja, aposta em perseguições e encaixes específicos.
Para o comentarista, é difícil prever como o Flamengo irá se portar diante tal sistema. Já que, em certos momentos, se saiu bem. No entanto, em outros, isso custou vitórias e até mesmo ocasionou derrotas.
"Um grande duelo nesse jogo, será em cima de algo que o Crespo, na volta ao São Paulo, ele traz de volta com ele, uma característica do jogo dele que é a marcação individual. O Flamengo, ao longo do campeonato, alternou momentos em que ele manipulou muito bem esse tipo de marcação e outros que ele teve dificuldades", analisa Mansur.
Com isso, o jornalista diz que o sucesso do Flamengo na partida vai se basear em dois fatores. O primeiro, a atuação dos defensores e volantes do Fla, que terão de participar bastante da construção de jogadas. E segundo, a própria atuação do adversário e o quanto ele vai se "deixar" ser manipulado.
"Vai depender muito da atuação dos zagueiros, dos defensores e dos dois volantes, para o Flamengo conseguir fazer esse jogo fluir. E como o São Paulo vai conseguir não se permitir ser muito tirado de lugar pelo Flamengo na manipulação dessa marcação individual", destaca.
Como exemplo sobre a maneira na qual o Flamengo lida com marcação individual, Mansur cita duelo contra o Palmeiras. Na ocasião, o Mengão bateu o time alviverde por 3 a 2, no Maracanã. Nesse jogo, para o jornalista, o primeiro gol sai de uma jogada onde o Rubro-Negro atrai essa marcação, gerando espaço nas costas da zaga, que Arrascaeta e Pedro atacavam.
No entanto, destacou como isso foi também prejudicial em certos momentos. Isso, porque o Palmeiras pressionava no meio-campo e em dados momentos do jogo, roubava a bola muito rápido. Ou, obrigava Rossi e os zagueiros a se livrarem da posse.
"Até contra o Palmeiras, o Flamengo cria o primeiro gol a partir de manipular muito bem a marcação individual, mas em boa parte do primeiro tempo ele também sofre um pouco com esses duelos", analisa Mansur.
São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (5), na Vila Belmiro, às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão da Globo, ge TV e Premiere. O Mais Querido entra em campo mirando a corrida pela liderança do Brasileirão. Já os paulistas buscam garantir uma vaga na próxima Libertadores.









































