MundoBola Flamengo
·20 de novembro de 2025
Mansur usa tropeços de Flamengo e Palmeiras para fazer 'alerta' ao Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·20 de novembro de 2025

O jornalista Carlos Eduardo Mansur propôs uma crítica geral ao futebol brasileiro nesta quinta-feira (19), um dia depois de Flamengo e Palmeiras tropeçarem no Brasileirão. Os dois concorrentes ao título saíram sem vitórias, mesmo jogando em seus domínios: o Rubro-Negro perdeu para o Fluminense, enquanto o Porco empatou com o Vitória.
Ainda que o Fluminense fosse o mandante da partida, o fato é que o jogo foi no Maracanã e trouxe um Flamengo muito abaixo na primeira etapa. No Allianz Parque, o Palmeiras não conseguiu furar a retranca do Vitória e criou poucas chances realmente claras, com muitas bolas alçadas na área.
E Mansur ressaltou que, no momento mais decisivo do ano em Brasileirão e Libertadores, Flamengo e Palmeiras estejam esfacelados na parte física. Seja pela quantidade de convocados, lesões ou pela simples maratona de jogos, o jornalista apontou que a queda de rendimento não surpreende.
"Não é coincidência o que está acontecendo nessa reta final entre Flamengo e Palmeiras. E aí, é preciso dar um alerta. Na noite anterior ao jogo, Danilo, Alex Sandro e Vitor Roque estavam na França; Carrascal, que jogou, Plata, que entrou, Gómez, que entrou, estavam nos Estados Unidos", começou Mansur.
Mansur ainda ressaltou o calendário absolutamente lotado que os times enfrentam, já que os dois viajaram aos Estados Unidos para disputar a Copa do Mundo de Clubes. O resultado é simples: mesmo aqueles que conseguem ir a campo estão longe dos 100%.
"Sem contar que Flamengo e Palmeiras chegam a essa altura da temporada extenuados. Teve um Mundial de Clubes no meio, com uma exigência altíssima. E tem lesões acontecendo: o Flamengo não tem o Pedro, não pôde usar o Arrascaeta por causa da Data Fifa, o Palmeiras só pôde usar 'um pedaço' do Vitor Roque, não usou o Sosa", disse.
Além dos perrengues causados para os dois times no Brasileirão, o jornalista apontou que a final da Libertadores também reúne Flamengo e Palmeiras como protagonistas. E em um jogo transmitido para várias partes do mundo, que certamente vão tirá-lo como lição sobre o que é o futebol brasileiro.
"O que o futebol brasileiro faz é fazer com que seus principais times, que já jogaram melhor em outros momentos da temporada, cheguem ao fim do ano longe de praticar o melhor futebol que podem. Isso serve de alerta porque, daqui a pouco mais de uma semana, teremos o jogo mais esperado do futebol brasileiro em muitos anos", ressaltou.
E, justamente no maior jogo do ano, a verdade é que Flamengo e Palmeiras estarão bem longe dos 100%. Além dos desfalques, como o do atacante Pedro, os que vão ao jogo já precisaram encarar uma temporada absurdamente cansativa e correm o risco de entregar um jogo abaixo do que seria possível.
"Que é também uma propaganda para fora do Brasil. A América do Sul sabe a realidade, mas a Libertadores é um jogo transmitido para vários países. É uma propaganda do que o futebol brasileiro pode apresentar. E é muito possível — não digo provável —, mas não será surpresa se Flamengo e Palmeiras fizerem um jogo muito pior do que são capazes de fazer", finalizou Mansur.
Em mais um exemplo do atropelo no calendário, o Flamengo terá dois dias de treinamentos até o próximo compromisso da temporada, contra o Red Bull Bragantino. A partida vale pela 35ª rodada do Brasileirão, que ainda tem o Mais Querido na liderança, e será disputada no Maracanã. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).









































