Glorioso 1904
·10 de setembro de 2025
Manteigas revela primeiro passo caso seja eleito presidente do Benfica

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·10 de setembro de 2025
João Diogo Manteigas é um dos candidatos às eleições do Benfica. O advogado acredita que a gestão do clube não tem sido feita da melhor forma e prepara uma série de mudanças, caso seja eleito pelos sócios como sucessor de Rui Costa.
"São várias, não uma. Temos de implementar imediatamente o modelo desportivo que temos previsto, que é o modelo de otimização de gestão do valor de mercado da equipa, que é aplicado também nas modalidades. Também me interessa avançar com a auditoria forense no imediato", começou por dizer, ao Notícias ao Minuto.
Manteigas assegurou que "não é uma caça às bruxas, mas um ato completamente normal": "Quando algum cliente compra uma empresa, a primeira coisa que faz é um due diligence. Temos de perceber de que forma é que o Benfica tem vindo a operar ao longo dos últimos anos, que procedimentos é que adotou, com que critério e de que forma o fizeram. É assim que percebemos como tem vindo a ser feita a operação. Se encontramos uma coisa que funciona mal, entendemos que devemos corrigir".
João Diogo Manteigas: "São cerca de 25 anos de uma gestão que eu diria muito aproximada"
"São cerca de 25 anos de uma gestão que eu diria muito aproximada e em que não foram feitas grandes mudanças. As pessoas perguntam: 'Se encontrar alguma coisa de errada, o que faz?'. Temos de apresentar ao Ministério Público, tal como o Laporta fez nas últimas eleições do Barcelona. Uma auditoria forense com uma consultora inicial e, depois, com uma outra consultora internacional, e entregou o papel ao Ministério Público. Não quero acreditar que isso vá acontecer no Benfica, mas é um ato de gestão normal", acrescentou.
Para terminar, João Diogo Manteigas explicou que pretende ir mais longe e apresentar novas ideias fora do clube: "Depois quero desencadear reuniões com a Federação e a Liga para percebermos algumas definições que estão a ser feitas agora. Temos também propostas para apresentar a outras SAD's, como a alteração dos quadros competitivos, saber qual é o modelo dos direitos audiovisuais que a Liga apresentou na ADC".