Coluna do Fla
·16 de fevereiro de 2025
Mão no troféu! Flamengo vence Vasco, se classifica à semifinal do Carioca e encaminha título da Taça Guanabara

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 de fevereiro de 2025
Vem mais taça aí! O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 0 neste sábado (15) e praticamente garantiu a Taça Guanabara, que é dada para o time que termina a primeira fase na liderança. No Maracanã, Bruno Henrique e Everton Cebolinha marcaram. Com o resultado, o Mais Querido pulou para 20 pontos e está classificado para a semifinal do Campeonato Carioca.
Assim sendo, a Taça Guanabara pode ser garantida neste domingo (16). Para isso, basta o Volta Redonda não vencer o Sampaio Corrêa. Caso não aconteça, o Flamengo ainda carrega grande vantagem no saldo de gols (15, contra apenas um do time da Cidade do Aço). Ou seja, liderança na mão.
Como de costume, o Flamengo começa com tudo quando joga no Maracanã. Logo com um minuto, Michael deixou Puma no chão e cruzou para Bruno Henrique. Porém, o ídolo isolou. Com cinco, Arrascaeta bateu falta na área, mas Léo Pereira perdeu boa chance ao cabecear para fora.
O Vasco estava totalmente retrancado, com os 11 jogadores no campo defensivo. Com 15 minutos de jogo, o Flamengo tinha 71% de posse de bola. Com o rival na defensiva, Erick Pulgar resolveu chutar de longe aos 16′, arrancando o grito de “uuuhhh” da torcida presente no Maracanã.
A retranca total do Vasco, enfim, foi furada aos 27 minutos. Após lindo passe de Arrascaeta, Plata entrou na área e foi derrubado. Na cobrança, Bruno Henrique bateu forte, do lado direito de Léo Jardim, que até acertou o canto, mas não conseguiu chegar. Mengão 1 a 0, e nono gol do camisa 27 contra o rival.
Aos 38 minutos, Gonzalo Plata até chegou a marcar, após cruzamento de Varela na esquerda. Contudo, o VAR analisou o lance e achou um impedimento do uruguaio. O gol daria mais justiça ao desempenho do Flamengo no primeiro tempo, que amassou o Vasco. O 1 a 0 ficou magro pelo desempenho rubro-negro nos 45 minutos iniciais.
O Vasco voltou para o segundo tempo mais ligado, presente no campo ofensivo. Aos cinco minutos, Tchê Tchê deu a primeira finalização do rival na partida, defendida por Rossi. Aos sete, Zuccarello também arrematou, com a bola passando rente à trave do Flamengo. Até a torcida do rival, que parecia de teatro até então, chegou a cantar um pouco mais alto no Maracanã.
Só dava Vasco! Aos 17 minutos, Vegetti acertou a trave em cabeceio. Com o Flamengo em inferioridade, Filipe Luís resolveu mexer. Entraram Léo Ortiz, Allan e Luiz Araújo, nos lugares de Varela, Evertton Araújo e Arrascaeta. O lateral uruguaio fez bom jogo, mas recebeu cartão amarelo no segundo tempo e estava sendo pressionado.
Aos 24 minutos, uma preocupação no Flamengo! Luiz Araújo deu passe excepcional para Michael, que arrancou. Contudo, o camisa 30 sentiu a posterior da coxa esquerda ao entrar e teve que sair de maca. No banco, o ‘Robozinho’ ficou se contorcendo de dor. No lugar do ponta, Everton Cebolinha foi acionado.
Pouco ofensivo no segundo tempo, o Flamengo voltou a criar uma boa jogada aos 37 minutos. Depois de boa troca de passes, Wesley arrematou de fora da área, obrigando Léo Jardim a espalmar para o lado. O lateral, inclusive, foi decisivo no gol que matou o jogo. Depois de grande jogada, o cria deixou Everton Cebolinha na boa. O camisa 11 fez o lance típico: pegou na canhota, puxou para o meio e mandou no ângulo! Dois a zero e festa no Maracanã! Ainda deu tempo de Wesley humilhar o rival, com toques virando o rosto, e um princípio de confusão foi iniciado.
O Flamengo encerra a Taça Guanabara no próximo sábado (22), contra o Maricá, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Carioca. Desse modo, a bola rola a partir das 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, Globo (aberta), SporTV (fechada) e Premiere (pay per view) exibem o embate.
Flamengo: Rossi, Wesley, Danilo, Léo Pereira e Varela; Erick Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Michael, Plata e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Vasco: Léo Jardim; Puma, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho, Zuccarello, Philippe Coutinho, Tchê Tchê; Vegetti. Técnico: Fábio Carille.