Gazeta Esportiva.com
·13 de fevereiro de 2026
Marcelo Moreno desiste da aposentadoria para levar Bolívia à Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13 de fevereiro de 2026

O atacante Marcelo Moreno Martins, maior artilheiro da história da seleção boliviana, retornará aos gramados mais de dois anos após sua aposentadoria com uma dupla missão: defender as cores do Oriente Petrolero e disputar a repescagem para a Copa do Mundo de 2026, em março.
Moreno, de 38 anos, chegará nesta sexta-feira à cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra para representar novamente o clube onde iniciou sua carreira, anunciou a equipe em suas redes sociais.
“O Arqueiro volta para casa; a cidade e a torcida o aguardam”, declarou o Oriente Petrolero, clube onde o jogador estreou aos 15 anos.
O atacante, que soma 31 gols e 108 jogos pela seleção boliviana, será recebido pela torcida nesta sexta-feira no aeroporto de Santa Cruz.
“Minha primeira emoção como jogador profissional, minha primeira comemoração de gol de muitas (…) que tive na minha carreira, foi no Oriente Petrolero. E a última será em casa, no clube que amo”, publicou Moreno Martins em sua conta do Instagram nesta sexta-feira.
O centroavante é um dos jogadores de futebol mais vitoriosos de seu país, tendo atuado pelo clube alemão Werder Bremen e pelos clubes brasileiros Grêmio, Flamengo e Cruzeiro, com quem conquistou o campeonato da primeira divisão em 2014. Em 2009, levantou a taça da Copa da UEFA com o clube ucraniano Shakhtar Donetsk.
Seu retorno aos gramados, após sua última partida em dezembro de 2023 pelo Independiente del Valle, do Equador, dá um impulso moral à seleção boliviana em sua tentativa de voltar à Copa do Mundo, da qual não participa desde 1994.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
“El Flecheiro” (O Arqueiro), como era conhecido por comemorar seus gols com um gesto que lembrava o de um cupido, jogou sua última partida por La Verde (A Verde) em novembro de 2023. Em seu último jogo, a Bolívia perdeu por 3 a 0 para o Uruguai nas eliminatórias sul-americanas.
Após sua aposentadoria da seleção e com a chegada do técnico Óscar Villegas, a Seleção Boliviana passou por uma renovação geracional e mudou de sede para a cidade de El Alto, que se mostrou um desafio muito grande para os adversários a mais de 4.000 metros de altitude.
La Verde conseguiu subir na tabela e garantiu uma vaga na repescagem da Copa do Mundo. Foi então que Marcelo Moreno anunciou seu desejo de retornar ao esporte para ser convocado novamente.
A equipe de Villegas, que não descartou a possibilidade de convocar seu maior artilheiro de todos os tempos, disputará sua primeira partida das eliminatórias para a Copa do Mundo no dia 26 de março, contra o Suriname. Caso vença, enfrentará o Iraque. Ambas as partidas serão realizadas em Monterrey, no México.
Por AFP*









































