Marchesín não tem dúvidas : “Diogo Costa é um excelente guarda-redes” | OneFootball

Marchesín não tem dúvidas : “Diogo Costa é um excelente guarda-redes” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·29 de dezembro de 2025

Marchesín não tem dúvidas : “Diogo Costa é um excelente guarda-redes”

Imagem do artigo:Marchesín não tem dúvidas : “Diogo Costa é um excelente guarda-redes”

Diogo Costa é, neste momento, a figura em destaque do FC Porto. Capitão, com contrato renovado até 2030 e presença incontornável também na Seleção Nacional, o guardião que usa a camisola 99 aproveitou uma oportunidade que transformou a sua carreira. A viragem ocorreu no verão de 2021, quando Agustín Marchesín, então titular dos dragões, regressou mais tarde da Copa América e perdeu parte da pré-época dirigida por Sérgio Conceição. Foi nesse cenário que o treinador optou por apostar no jovem guarda-redes em ascensão – uma escolha que se tornou irreversível. Marchesín, atualmente no Boca Juniors, elogia o antigo colega em declarações à Record. “É um guarda-redes extraordinário, uma excelente pessoa e está a viver um presente mais do que merecido”, sublinha, lembrando a convivência no Dragão e realçando o carácter humano e profissional do luso.

Embora admita que não merecia perder a titularidade, o argentino aceita a justiça da decisão. “Ele merecia jogar. Tem uma humildade enorme, é muito trabalhador, estudioso e competitivo. Fico muito feliz pelo presente dele. Quando foi suplente meu, sempre me apoiou”, afirma, num depoimento que ajuda a explicar a progressão sólida de Diogo Costa até ao patamar de elite mundial.


Vídeos OneFootball


Sobre Sérgio Conceição, Marchesín garante que não ficou ressentido. “É um treinador com muita personalidade, muito exigente. Aprende-se imenso com ele. Gostava de o ter tido mais novo para tirar ainda mais rendimento. Estou muito agradecido”, confessa, recordando um período difícil em 2021/22, quando teve propostas para sair mas acabou por permanecer no Dragão. “Foi duro, sofri muito, mas percebo que os treinadores têm decisões difíceis e temos de as respeitar.”

O avançado comentário do argentino estende-se ao momento atual dos dragões, agora orientados por Farioli: “A equipa está bem, com muitos jovens. Houve muitas mudanças no plantel e o novo treinador está a fazer um bom trabalho e vem numa sequência importante de vitórias. Oxalá continue assim.”

Por fim, deixou elogios a Alan Varela, compatriota formado no Boca Juniors. “ É um dos capitães, tem grande importância. É aguerrido, competitivo, não desiste de uma bola. Tem um futuro enorme e um presente extraordinário no FC Porto.”

Saiba mais sobre o veículo