Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo? | OneFootball

Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Blog do São Paulo

Blog do São Paulo

·25 de março de 2026

Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo?

Imagem do artigo:Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo?

Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo?

O início de trabalho de Roger Machado no São Paulo Futebol Clube já começa a gerar críticas consistentes, especialmente pela forma como o treinador tem mexido na estrutura que vinha funcionando anteriormente. Em pouco tempo, mudanças de posicionamento e escolhas táticas passaram a impactar diretamente o rendimento de jogadores importantes, além de desorganizar um sistema que havia mostrado solidez sob o comando anterior.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo?

Um dos pontos mais questionados é a utilização de Marcos Antônio pelos lados do campo, função que foge de suas principais características. O volante, que costuma atuar mais centralizado, perde influência quando deslocado para uma faixa onde precisa atuar com mais amplitude e velocidade. Situação semelhante ocorre com Luciano, que voltou a ser utilizado como meia, afastando-se da área e reduzindo sua capacidade de finalização, que sempre foi um de seus pontos fortes.

Outra mudança que chamou atenção foi o recuo de Danielzinho para permitir avanços de Robert Arboleda. A alteração, na prática, acabou desorganizando o meio-campo e gerando desequilíbrio na equipe. Ao modificar funções de forma tão brusca, o time perde encaixe, intensidade e, principalmente, identidade — algo que vinha sendo um diferencial positivo anteriormente.

Além das escolhas de posicionamento, a leitura de jogo de Roger também tem sido alvo de críticas. A insistência em jogadas pouco efetivas, como cruzamentos em excesso, somada à demora para realizar substituições, tem prejudicado a capacidade de reação da equipe durante as partidas. Em um campeonato competitivo, esse tipo de decisão pode custar pontos importantes.

Diante desse cenário, a pressão também recai sobre Rui Costa, responsável direto pelo departamento de futebol. A escolha por Roger Machado começa a ser questionada não apenas pelos resultados, mas pelo impacto imediato no desempenho coletivo. O que se vê até aqui é um time que perdeu organização e eficiência em pouco tempo, aumentando a desconfiança sobre os rumos do São Paulo na temporada.

Na sua opinião, Roger Machado começou bem ou mal no São Paulo?

Imagem do artigo:Marcos Antonio ponta, Luciano meia, Danielzinho recuado: O que Roger Machado fez com o São Paulo?

Comente sobre o início do técnico e suas impressões e perspectivas para a continuidade do comandante no time do São Paulo em 2026.

Saiba mais sobre o veículo