Marlon Gomes revela sonho de voltar ao Vasco e desabafa sobre guerra na Ucrânia: “Saudades de casa” | OneFootball

Marlon Gomes revela sonho de voltar ao Vasco e desabafa sobre guerra na Ucrânia: “Saudades de casa” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·07 de agosto de 2026

Marlon Gomes revela sonho de voltar ao Vasco e desabafa sobre guerra na Ucrânia: “Saudades de casa”

Imagem do artigo:Marlon Gomes revela sonho de voltar ao Vasco e desabafa sobre guerra na Ucrânia: “Saudades de casa”

O meio-campista Marlon Gomes, vendido pelo Vasco em janeiro de 2024 por R$ 64 milhões, abriu o jogo em entrevista à ESPN sobre a saudade do futebol brasileiro e o desejo de retornar ao clube. O jogador atua hoje pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde lida com os impactos diretos do conflito armado no país. Marlon Gomes ressaltou a ligação com a torcida e revelou :

“Sinto muita saudade (do Vasco). Saudade do dia a dia daquele grupo, do clube e da torcida. Eu sempre fui um torcedor dentro de campo. Tem vídeos meus em que, quando a bola parava, eu estava ali no meio do campo cantando junto com a torcida. Sinto muita falta disso. Toda vez que estou no Rio, minha família, que é toda vascaína, e alguns tios perguntam sobre isso.”

Antes de fechar com a equipe ucraniana, o atleta teve receio por conta da guerra, mas a conversa com Alex Teixeira foi decisiva para aceitar a proposta. Marlon Gomes detalhou todo o diálogo com o atacante :


Vídeos OneFootball


“Eu lembro que era Ano-Novo. Eu estava em Mangaratiba, no dia 31, e quem me liga é o Alex Teixeira, que jogou aqui e é um paizão para mim. Ele e o Nenê, quando eu e o Andrey (Santos) subimos para o profissional, abraçaram muito a gente. Temos uma amizade muito legal até hoje. O Alex me ligou e falou que um diretor do Shakhtar, que era amigo dele, tinha procurado informações sobre mim, sobre quem era o Marlon Gomes como atleta e como eu era internamente dentro do clube. De cara, eu falei para ele, porque tenho muita intimidade: ‘Pô, Teixeirinha, lá está em guerra. Como é que eu vou me transferir para lá? Não sei nada de lá’. Ele me explicou como era a estrutura do clube, a situação atual, batemos mais um papo e pronto.”

Desafios na Ucrânia e quase ida ao futebol alemão

A rotina de Marlon Gomes envolve viagens longas e sem tráfego aéreo na região por conta da guerra no país. O meio-campista explicou a situação na Europa :

“Depois que cheguei aqui, entendi por que tantos brasileiros ficaram tanto tempo no Shakhtar. O clube é muito acolhedor, te trata super bem e oferece toda a estrutura. Antes da guerra, dava para pensar em construir uma carreira longa aqui. Hoje ainda é um clube excelente, mas a guerra torna tudo mais difícil. A gente vive viajando de ônibus, porque não existe tráfego aéreo, e o clube precisou deixar Donetsk. A maior dificuldade não é o Shakhtar, é a guerra. A gente joga na Arena Lviv, que é um estádio muito bom, mas não é a nossa casa.”

Em 2025, Marlon esteve perto de trocar o futebol ucraniano pelo RB Leipzig, da Alemanha, mas a negociação não foi concluída na época. O atleta prefere manter o foco na evolução da sua carreira na Europa antes de pensar no retorno ao Brasil. A diretoria do Vasco acompanha a trajetória da criação da base e mantém as portas abertas para o futuro.

Trajetória de Marlon Gomes no Vasco

Revelado nas categorias de base do Vasco, o meio-campista Marlon Gomes subiu para a equipe profissional em 2022 ao lado do volante Andrey Santos. O atleta rapidamente se firmou entre os titulares devido à polivalência tática e ao empenho na marcação. Sua venda para o futebol europeu representou uma das grandes movimentações financeiras da gestão no período recente.

Aos 22 anos, Marlon Gomes reforçou que não pensa em voltar ao Brasil imediatamente, mas deixou claro qual será o seu destino quando isso acontecer. O jovem declarou sobre o carinho da família vascaína :

“Eu sempre respondo a mesma coisa: ainda sou muito jovem, tenho uma carreira pela frente e o sonho de me consolidar aqui na Europa. Mas, lógico, penso em voltar para casa daqui a alguns anos. Não sei quando, nem exatamente em que momento. Mas, quando eu voltar ao Brasil, se Deus quiser, minha prioridade será o Vasco, para que eu possa voltar para casa.”

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News.

Saiba mais sobre o veículo