Matheus Pereira decide e Cruzeiro encerra jejum de dois anos contra o São Paulo | OneFootball

Matheus Pereira decide e Cruzeiro encerra jejum de dois anos contra o São Paulo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·31 de agosto de 2025

Matheus Pereira decide e Cruzeiro encerra jejum de dois anos contra o São Paulo

Imagem do artigo:Matheus Pereira decide e Cruzeiro encerra jejum de dois anos contra o São Paulo

O Cruzeiro venceu o São Paulo neste sábado (30), no Mineirão, e encerrou um jejum de mais de dois anos sem vencer a equipe paulista. Com gol de Matheus Pereira, o clube celeste chegou aos 44 pontos e reassumiu, pelo menos momentaneamente, a vice-liderança do Brasileirão.

A última vez que o clube celeste havia vencido o São Paulo foi em 2023, no Independência, pela 12ª rodada do Brasileirão daquele ano. Na ocasião, Rafinha marcou contra e deu a vitória à Raposa. De lá pra cá, as equipes se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias do São Paulo e dois empates.


Vídeos OneFootball


Titular pela primeira vez

A grande novidade no Cruzeiro foi a presença de Matheus Henrique entre os titulares. O volante entrou na vaga de Christian, que foi poupado por Leonardo Jardim. Essa foi a primeira vez que o Matheusinho é titular desde que voltou de lesão.

Em abril, vale lembrar, ele foi operado para corrigir uma lesão no menisco, sofrida durante jogo do time celeste contra o Mushuc Runa-EQU, na segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Desde que se recuperou, todas as vezes em que ele jogou, entrou no decorrer do jogo.

Início melhor do São Paulo e jogo brigado

Os primeiros minutos do jogo foram de domínio do São Paulo. Tricolor tinha mais a posse e sufocava o Cruzeiro. Em uma dessas pressões alta, aos oito minutos, Cássio se complicou e quase entregou o gol de graça ao São Paulo.

A primeira finalização do Cruzeiro aconteceu apenas aos 17 minutosa. Após boa jogada de Kaiki, o lateral arriscou de fora da área, mas ganhou apenas escanteio.

Após isso, o jogo ganhou tons mais nervosos. As duas equipes passaram e fazer pressão para cima do árbitro da partida, Anderson Daronco, que tentava controlar o jogo à medida em que a partida esquentava. Aos 23, Luciano levou o primeiro amarelo por empurrão em Villalba. Aos 27, foi a vez do zagueiro da Raposa ser amarelado por um carrinho depois que o jogo já estava parado.

Equilíbrio de ações

À medida que o tempo passava, as ações da partida começaram a se equilibrar. O Cruzeiro, que pouco chegava, começou a ter mais a bola no campo de ataque. Aos 36, William arriscou de fora para boa defesa de Rafael. Aos 38, a pressão alta da Raposa funcionou e Matheus Pereira por pouco não abriu o placar após erro na saída de bola tricolor.

Do outro lado, o São Paulo também ameaçava. Aos 45, após boa jogada ofensiva, Patryck recebeu na entrada da área e finalizou por cima do gol do goleiro Cássio.

Noite fria, Matheus Pereira gelado

Imagem do artigo:Matheus Pereira decide e Cruzeiro encerra jejum de dois anos contra o São Paulo

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A segunda etapa começou da mesma maneira como o primeiro tempo terminou: com os dois times oferecendo perigo. Primeiro foi o São Paulo, logo no primeiro minuto com Rodriguinho finalizando com muito perigo. Depois o Cruzeiro, aos 9, com uma cabeçada do Matheus Pereira, que parou em boa defesa de Rafael.

Até que aos 19, o segundo tempo mais consciente do Cruzeiro em relação ao primeiro fez efeito. Em noite fria em Belo Horizonte, Matheus Pereira cobrou falta e abriu o placar para a Raposa no Mineirão.

Logo após o gol, a Raposa ainda teve a chance de ampliar o placar. Aos 23, Gabigol recebeu de Matheus Henrique em boa arrancada, mas parou em uma grande defesa do goleiro Rafael. Aos 31, Rafael fez mais dois milagres: Fabrício Bruno cabeceou para a primeira defesaça, e no rebote Villalba chutou para outra defesa do goleiro são-paulino.

Saiba mais sobre o veículo