oGol.com.br
·16 de dezembro de 2025
Matko Miljevic: do nome falso para jogar liga amadora ao destaque na Argentina - conheça o alvo do Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 de dezembro de 2025

Nascido em Miami, Matko Miljevic é um dos alvos do Cruzeiro no mercado. Segundo a imprensa argentina, a Raposa fez proposta oficial ao Huracán pelo jogador. Mas quem é o meia procurado pela Raposa e o que ele fez para ser observado no Brasil?
Miljevic tem descendência croata-bósnia pelo lado do avô, que imigrou para a Argentina após a Segunda Guerra Mundial. Daí o nome pouco usual na América do Sul. Tentando fugir da crise econômica que afetou o país no final dos anos 1990, os pais de Matko se mudaram para os Estados Unidos, onde ele nasceu.
Logo, o caminho foi o inverso, e Miljevic foi ainda criança para a Argentina. Participou de torneios de taekwondo, mas escolheu o futebol, passando pelas divisões de base do Boca Juniors e depois dos Argentinos Juniors.
Destaque na base do Bicho, deu entrada no passaporte europeu para ser opção na Croácia, mas recebeu convocações para as seleções inferiores da Argentina. Estreou no profissional do Argentinos Juniors em 2019, fez o primeiro gol em 2020 e no ano seguinte foi jogar no Canadá.
Entre as chances na seleção de base da Argentina, Miljevic foi cobiçado pelos Estados Unidos e chamado a treinar com as equipes de base da seleção local. Estreou na MLS pelo CF Montréal com 20 anos e, no total, fez 45 jogos pelo clube, com 3 gols e 4 assistências.
Voltou para a Argentina em 2024 e, depois de uma passagem sem tanto destaque pelo Newell's Old Boys, foi uma das grandes revelações de 2025 com o Huracán. Em 42 jogos, marcou 8 gols e contribuiu com 8 assistências.
No início do ano, o meia estreou com gol e assistência na seleção principal dos Estados Unidos, na Flórida, contra a Venezuela. Fez apenas mais um jogo, porém, contra a Costa Rica, ainda em janeiro, e parece não estar no grupo para a Copa de 2026.
No dia 18 de setembro de 2023, a Major League Soccer rescindiu o contrato de Miljevic com o CF Montréal por "prática de conduta prejudicial à liga" e por "violar o contrato e atuar fora das regras da MLS".
A liga investigava a participação do atleta em uma liga amadora em Quebec. O meia usou um nome falso e chegou a ser expulso dessa liga, segundo a imprensa local, após dar um soco no rosto de outro participante.
Ainda segundo relatos de veículos canadenses, Miljevic estava insatisfeito com a pouca minutagem na MLS e por isso teria aceitado jogar em uma liga amadora com amigos.
O meia ficou apenas 184 minutos em campo em 2023, em temporada atrapalhada, também, por uma lesão no menisco. A polêmica, porém, não o impediu de recuperar o prestígio na Argentina e chegar até mesmo à seleção dos Estados Unidos.
Matko Miljevic atuou principalmente como enganche no futebol argentino, um camisa 10 com habilidade e visão de jogo. Mas apresenta versatilidade também para atuar mais aberto na ponta.
Seus grandes momentos na temporada foram no corredor central, geralmente recuando para receber a bola. De frente para o gol, apresenta uma visão de jogo privilegiada, e se destacou no Campeonato Argentino em chances criadas.
O meia apresenta condições de jogar tanto como um meia mais aberto em 4-4-2, ou como camisa 10 em 4-2-3-1. Chega para ser opção ou companheiro de Matheus Pereira, a depender de quantos criativos Tite vai escolher para iniciar as partidas.









































