Médico do Flamengo ergue cartão vermelho após lesão de Viña; entenda o motivo | OneFootball

Médico do Flamengo ergue cartão vermelho após lesão de Viña; entenda o motivo | OneFootball

Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·15 de abril de 2024

Médico do Flamengo ergue cartão vermelho após lesão de Viña; entenda o motivo

Imagem do artigo:Médico do Flamengo ergue cartão vermelho após lesão de Viña; entenda o motivo

Dr. Márcio Tannure usou recomendação da CBF em estreia do Flamengo no Brasileirão


Médico do Flamengo, o Dr. Márcio Tannure protagonizou um lance curioso no segundo tempo do jogo contra o Atlético-GO, no último domingo (15). Ao perceber que Matias Viña havia se chocado de cabeça com jogador rival, o profissional rubro-negro ergueu um cartão vermelho em direção ao banco de reservas. A ação é uma das novidades do Brasileirão para esta temporada.

O lance em questão aconteceu no 30 minutos do segundo tempo. Isso porque, Viña e Anderson Martins dividiram a bola pelo alto e se chocaram, cabeça com cabeça. O impacto foi tão forte que deixou os jogadores atordoados — o atleticano até sofreu um corte na testa. Dessa forma, as equipes médicas entraram no gramado para atender aos atletas. Com isso, ao perceber que o lateral uruguaio estava com sintomas de concussão, o médico do Flamengo ergueu o cartão vermelho.


Vídeos OneFootball


Nas redes sociais, o Dr. Márcio Tannure explicou o motivo de ter levantando o cartão: “Essa substituição só é prevista em casos de concussão por choque de cabeça, problema muito comum no futebol e que nós, médicos do esporte, estamos acostumados a lidar. Viña e Adriano Martins bateram a cabeça aos 26 do segundo tempo. Em casos como o de hoje, caberá a nós, médicos da equipe, constatar a concussão e informar ao árbitro”, disse o médico do Flamengo em publicação no Instagram.

ENTENDA DA REGRA

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as equipes de médicas dos clubes do jogo recebem um cartão vermelho antes de a partida começar. Sendo assim, o responsável da área de saúde de cada time tem a missão de erguer o objeto sempre que perceber que algum jogador tenha sintomas de concussão. A medida tem como foco preservar a integridade física dos atletas.

“Para isso, eu terei o cartão vermelho junto comigo e ele será entregue a equipe de arbitragem após identificar os sintomas no atleta. Sempre após o fim do jogo, o cartão é devolvido, e assim com ele é entregue um questionário preenchido detalhando os sintomas identificados e o tratamento feito com o jogador”, completou Tannure.

A CBF adotou a nova regra para os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e da Série B. Isso porque, a determinação também está sendo usada pelas confederações continentais nas eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e para a Copa do Mundo Feminina 2023.

SITUAÇÃO DE VIÑA

Depois do susto ao se chocar de cabeça com o adversário, Matias Viña foi levado direto para hospital em Goiânia. No entanto, o Flamengo divulgou que os resultados do exames descartaram uma concussão cerebral. Desse modo, o atleta não teve grandes problemas, mas será desfalque para Tite no próximo jogo do Rubro-Negro, contra o São Paulo, na quarta-feira (17).

Saiba mais sobre o veículo