oGol.com.br
·27 de novembro de 2025
Melhor campanha, joia com data para sair e goleada sobre o Torino... Como, de Fàbregas, é realidade

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·27 de novembro de 2025

O futebol Italiano vive um momento de transição, com as principais equipes tendo trocado de técnicos e uma maior paridade nos últimos anos. Nesse contexto, o ascendente Como, treinado por Cesc Fàbregas, é uma das histórias mais interessantes da temporada 2025/26 até o momento.
Com 21 pontos somados na Serie A, com retrospecto de 5 vitórias, 6 empates e somente um revés, o Como está à frente de Juventus e Lazio na tabela com um excelente sexto lugar.
Na última segunda-feira (24), a equipe da região da Lombardia aplicou uma goleada impactante de 5 a 1 diante do tradicional Torino.
Destaque para participação importante de duas jovens promessas da seleção da Argentina: Nico Paz, o cérebro e camisa 10 da equipe marcou um gol, enquanto Máximo Perrone distribuiu duas assistências.
Com 118 anos de história, o Como nunca foi além de um sétimo lugar na disputa da Serie A. Caso mantenha o sexto lugar, portanto, fará sua melhor campanha em todos os tempos na Itália.
Criado em La Masia, obviamente Cesc Fàbregas fica associado ao tiki-taka e o controle da posse. Apesar de tentar ficar com a bola, o jovem técnico também apoia seu conceito de jogo na verticalidade.
"Jogamos com muitos (camisas) 10 e 8, que eu coloco um pouco mais baixo (na primeira fase de construção)… Mas sempre com características ofensivas, circulando a bola corretamente e com a ideia de verticalizar o mais rápido possível", declarou em entrevista à Sky Sports.
Essa ideia de Fàbregas bebe de outra fonte igualmente importante em sua carreira: Arsène Wenger. As triangulações no campo são constantes e também a troca de posições entre os jogadores.
Um jogador fundamental para essa engrenagem funcionar é a promessa Nico Paz. O meia nasceu na Espanha, por conta da carreira do pai, e já soma seis jogos pela seleção principal da Argentina.
Com capacidade para atuar como um camisa 8, 10 e até mesmo como falso 9, Paz já contabiliza cinco gols e quatro assistências em apenas 13 partidas disputadas em 2025/26.
Formado no Real Madrid, o jogador teve poucas chances na equipe principal e optou pela saída. Os merengues, sabedores da joia que tinham em mãos, aceitaram vender Nico ao Como, mas com uma cláusula de recompra.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o jogador já teria aceitado retornar a Madrid. Esse acerto, no entanto, vai ficar apenas para a próxima temporada, já que a cláusula de recompra não é válida para a janela de inverno na Europa.
O Como de Fàbregas, portanto, tem o restante da temporada para seguir incomodando os gigantes italianos. Isso porque o treinador também pode ter "prazo de validade" no clube.
De acordo com a imprensa europeia, Cesc foi procurado por Internazionale e Bayer Leverkusen, mas preferiu seguir no comando do Como. Resta saber até quando...









































