Menos autoritário, mais permissivo, igualmente eficaz: os dados que pautam a vitória do FC Porto | OneFootball

Menos autoritário, mais permissivo, igualmente eficaz: os dados que pautam a vitória do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·03 de novembro de 2025

Menos autoritário, mais permissivo, igualmente eficaz: os dados que pautam a vitória do FC Porto

Imagem do artigo:Menos autoritário, mais permissivo, igualmente eficaz: os dados que pautam a vitória do FC Porto

Apesar das dificuldades sentidas perante um SC Braga com identidade - tal como Carlos Vicens tinha prometido -, o FC Porto sofreu para vencer, este domingo, frente aos arsenalistas, em jogo a contar para a décima jornada da I Liga. Borja Sainz saltou do banco para conferir o triunfo aos azuis e brancos, que mantiveram a eficácia num jogo em que se mostraram menos autoritários.

Isto porque, de acordo com o nosso PlaymakerStats, a turma orientada por Francesco Farioli concedeu, pela primeira vez no Estádio do Dragão, três remates na mesma partida, no que aos duelos a contar para o campeonato diz respeito. 


Vídeos OneFootball


Tanto Sporting como FC Arouca já tinham conseguido registar três tiros à baliza defendida por Diogo Costa, sendo que os portuenses aturaram, nesses encontros, na condição de visitante. Apesar disso, o FC Porto ainda não permitiu que qualquer adversário anotasse mais do que três remates à baliza nesta edição da I Liga.

Não obstante, os dragões registaram apenas 31 por cento de posse de bola frente aos minhotos, sendo esta a percentagem mais baixa, relativamente aos encontros disputados no principal escalão luso, desde 2019/20.

No setor ofensivo, o FC Porto terminou, pela primeira vez esta época, com um xG (Expected Goals) igual ou inferior a 0.79 (em jogos do campeonato). Além disso, este foi também o primeiro encontro em que os azuis e brancos tiveram menos xG que o adversário, já que o SC Braga apresenta um valor de 1.12 xG relativamente ao confronto com o líder portista.

Apesar de todos estes fatores, o golo de Borja Sainz, já na reta final do embate, garantiu que os três pontos ficassem no Dragão e impediu uma escorregadela caseira frente aos Gverreiro dos Minho. A máquina de Farioli continua bem oleada e mantém-se na liderança do campeonato, a três pontos de distância do bicampeão nacional Sporting.

Saiba mais sobre o veículo