OneFootball
Alexandre Fernandes·10 de julho de 2024
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Alexandre Fernandes·10 de julho de 2024
A Argentina venceu o Canadá por 2 x 0, nesta terça-feira (9), no MetLife Stadium, em Nova Jersey e se classificou para a grande final da Copa América 2024.
Os gols albicelestes foram marcados por Julián Álvarez e Lionel Messi.
A seleção canadense, ao contrário do que se imaginava, não ficou apenas se defendendo. Pelo contrário. Especialmente no primeiro tempo, o Canadá chegou algumas vezes próximo à área argentina, mas pecou muito no penúltimo e último passe.
E, no primeiro chute ao gol, a Argentina abriu o placar. De Paul lançou para Julián Álvarez (22') entre os dois zagueiros, e o atacante do Manchester City tocou entre as pernas do goleiro canadense para abrir o placar para a Argentina.
Com o nono gol em 35 jogos pela Argentina, Julián Álvarez se juntou a Romário (Brasil), Diego Furlán (Uruguai) e Messi (Argentina) como os únicos a marcarem gols em semifinais de Copa América e Copa do Mundo.
A Argentina diminuiu o ritmo, controlou a partida, e ampliou no começo do segundo tempo.
Enzo Fernández arriscou da entrada da área, e Messi desviou para ampliar. Este foi o primeiro gol do craque da camisa 10 nesta edição da Copa América.
Messi chegou ao seu 14° gol em 38 jogos pela Argentina em Copas América e ao seu 109° gol pela seleção albiceleste, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo (130 gols) como maior artilheiro masculino por seleções.
Messi também marcou em semifinais dos maiores torneios por clubes e seleções (Copa do Mundo, Copa América, Champions League e Mundial de Clubes).
Messi também se tornou apenas o segundo jogador a marcar em SEIS edições de Copa América (2007, 2015, 2016, 2019, 2021 e 2024). O outro foi o brasileiro Zizinho (1942, 1945, 1946, 1949, 1953 e 1957).
Mesmo com o Brasil fora do torneio, Ronaldo Fenômeno marcou presença no estádio para acompanhar a classificação argentina.
Esta é a terceira final seguida da Argentina (Copa América 2021, Copa do Mundo 2022 e Copa América 2024). A "Finalíssima", também conquistada pelos hermanos, foi apenas jogo único contra a Itália campeã da Eurocopa 2021.
Dibu Martínez que apareceu apenas no finzinho do segundo tempo, chamou atenção por seu novo corte de cabelo, pintado com as cores da bandeira do seu país, que comemorou o Dia da Independência neste 9 de julho.
Com a vitória e a classificação, a Argentina agora espera pelo vencedor de Uruguai x Colômbia, que se enfrentam nesta quarta-feira (10), para conhecer seu adversário da grande final da Copa América 2024, no próximo domingo (14), em Miami.
Na quarta final nas últimas cinco edições do torneio, a Argentina vai em busca do 16° título da Copa América.
Já o Canadá vai enfrentar o perdedor de Uruguai x Colômbia na disputa do terceiro lugar, no sábado (13), em Charlotte.
Foto de destaque: JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images