FNV Sports
·02 de agosto de 2020
In partnership with
Yahoo sportsFNV Sports
·02 de agosto de 2020
A coluna Parabéns ao Craque desse domingo, (2) homenageia Michel Fernandes Bastos, mais conhecido como Michel Bastos. O jogador pendurou as chuteiras recentemente e ao longo de sua carreira atuou como lateral, meio campista e ponta esquerda. Além disso, Michel disputou com a Seleção Brasileira a Copa do Mundo de 2010 e possui uma brilhante passagem pela Europa. Sendo assim, vamos relembrar como foi trajetória desse excelente atleta em sua vida futebolística.
Michel Bastos é natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e nasceu no dia 2 de agosto de 1983. Michel começou nas categorias de base do Pelotas, onde se profissionalizou. Dessa maneira, ele integrou o elenco que disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e a Copa Sul Minas em 2001. Após apresentar um bom desempenho nessas competições, o jogador foi vendido Feyenoord, da Holanda, porém nem chegou a entrar em campo pelo time e logo foi emprestado. Mas, após cumprir o empréstimo no Excelsior, também da Holanda, o atleta voltou ao Brasil.
Em 2003, Michel Bastos retorna às terras brasileiras para vestir a camisa do Athletico Paranaense. No entanto, o jogador não conseguiu ter uma boa regularidade e acabou sendo emprestado ao Grêmio, em seguida ao Figueirense.
Em 2006, após deixar um ótima impressão no Figueirense, Michel Bastos chegou na França para jogar no Lille. Enfim, no time francês, o jogador começou a ter um ótimo desempenho dentro de campo. Dessa maneira, conseguiu emplacar conquistas individuais, sendo eleito líder de assistências do Campeonato Francês na temporada 2008-09 e melhor meia da competição também em 2008. Sendo assim, vestindo a camisa do Lille foram 113 jogos e 29 gols.
Em 2009, Michel Bastos assinou com o Lyon, clube francês onde permaneceu por três temporadas vivendo o melhor momento de sua carreira. Assim, Michel participou do elenco campeão da Copa Da França na temporada 2011-12 e também da Supercopa da França em 2012. Ademais, o jogador foi eleito novamente líder de assistência do Campeonato Francês na temporada 2010-11. Então, seu bom desempenho acabou sendo recompensado com a convocação para disputar a Copa do Mundo de 2010, pela Seleção Brasileira. Sendo assim, pelo Lyon, o atleta participou de 140 partidas e marcou incríveis 40 gols.
Após sua boa passagem pelo Lyon, na Europa, Michel ainda passou por Roma e Schalke 04, além de um curto tempo no Al Ain, dos Emirados Árabes. Porém, em todos esses times o jogador não teve boas atuações e, dessa maneira, o mesmo voltou ao Brasil para jogar no São Paulo. Assim, vestindo a camisa tricolor, o atleta conseguiu manter a regularidade e ajudou o time a chegar nas semifinais da Libertadores em 2016 e, mesmo sendo eliminado, nessa fase foi a melhor campanha do clube na competição internacional nos últimos anos. Contudo, Michel Bastos acaba se envolvendo em algumas polêmicas no clube e deixou o clube ainda em 2016, tendo participado de 122 jogos e marcado 22 gols.
Pouco tempo após deixar o São Paulo, Michel Bastos é anunciado como novo reforço do Palmeiras. O vínculo com o Verdão foi válido por duas temporadas. Entre altos e baixos, o jogador fez 43 jogos e fez apenas dois gols.
Sendo assim, Michel ainda passou por Sport Recife e América Mineiro. Entre boas e más atuações, o atleta resolveu encerrar a sua carreira em outubro de 2019, aos 36 anos de idade.
Foto Destaque: Reprodução/RCMSports
Ao vivo