Esporte News Mundo
·20 de outubro de 2025
Mjällby faz história e conquista campeonato sueco com três rodadas de antecedência

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·20 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Um dos contos de fadas do futebol europeu se tornou realidade e o modesto Mjällby, equipe de uma pequena vila de pescadores, se sagrou campeão sueco ao vencer o tradicional Göteborg por 2 a 0, nesta segunda-feira (20). O título foi garantido com três rodadas de antecedência.
Com o resultado, a equipe chegou aos 66 pontos e não pode mais ser ultrapassada pelo Hammarby, vice-líder, que tem 55 pontos. A campanha histórica foi refletida com 20 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Por conta disso, a equipe vai disputar as fases prévias da Champions League na próxima temporada.
Gol do Mjällby (Foto: Divulgação/Mjällby)
A equipe fica sediada na pequena cidade Hällevik, uma pequena vila de pescadores que tem apenas 1,5 mil habitantes e fica localizada a 555 quilômetros da capital Estocolmo. Por conta disso, fica mais perto da ponte Öresund, que divide a Dinamarca à Suécia.
A casa do Mjällby, o estádio Strandvallen, tem capacidade para receber seis mil e 500 torcedores e tem uma média de público de cinco mil espectadores, o que é mais que o triplo da população da cidade.
Há quase dez anos, em 2016, a equipe se encontrava na terceira divisão sueca por conta de problemas financeiros, mas subiu para a segunda divisão em 2018. Dois anos depois, o clube voltou para a Allsvenskan.
Nas últimas temporadas, o Mjällby se restabeleceu no futebol sueco e passou a brigar pelas primeiras colocações do Campeonato Sueco. Em 2023, a equipe ficou com o vice da Copa Nacional ao ser derrotada pelo Häcken na decisão.
A conquista veio sob o comando de Anders Torstensson, de 59 anos, um ex-diretor de escola que optou por se dedicar inteiramente ao futebol em 2023. Ele está em sua terceira passagem pelo clube.
O Mjällby tem um orçamento modesto comparado a Malmö e Djurgårdens, as duas forças do futebol sueco nos últimos anos, e nunca fez uma contratação acima de 700 mil euros. A equipe conta com um elenco majoritariamente sueco e conta com apenas oito estrangeiros.
O principal destaque da equipe é o meia sueco Herman Johansson, de 28 anos, que marcou sete gols e deu cinco assistências, tendo 12 participações em gols. Além dele, Elliot Stroud marcou seis gols e deu cinco assistências. Outro destaque ofensivo é o gambiano Adoulie Mannhe, de apenas 21 anos, que marcou sete vezes e deu três assistências.
Na meta, Noel Törnqvist, que foi vendido ao Como, da Itália, no verão, se destacou e acumula 12 jogos sem ser vazado nesta Allsvenskan. Além dele, Axel Norén, um dos nomes mais famosos do elenco, já tendo sido convocado para a seleção, foi fundamental para a conquista.
Ao vivo