Gazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025
“Momento muito mais importante que o Mundial”, diz Abel Braga após salvar o Internacional do rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de dezembro de 2025

O técnico Abel Braga concedeu entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, no Beira-Rio, resultado que confirmou a permanência do Internacional na Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador comentou que a luta contra o rebaixamento mexeu mais com ele do que a conquista do Mundial com o clube em 2006.
“Eu acho que fica um legado, não do Abel, mas fica um legado de que não podemos nem pensar, nem admitir que o Internacional voltará a viver um momento como esse. Esse momento para mim foi muito mais importante que o Mundial. Eu falei para alguns de vocês no Mundial, o Inter não era favorito de nada. Nós, se fôssemos vice-campeões, íamos ficar muito contentes. Pô, somos o segundo melhor clube do mundo. Mas hoje, eu sei a dor. Eu sei o que o Colorado estava sentindo”, disse.
“Eu via pessoas que estavam ao meu redor, tendo pessoas na família ameaçadas. Isso me dava mais condição de querer buscar, tendo aquilo comigo que eu tinha como capacidade de superar a mim próprio. E minha preocupação maior era que eles jogassem como estavam jogando”, completou.
O treinador também comentou os motivos que o levaram a retornar ao Internacional e relembrou episódios de sua passagem anterior pelo clube, especialmente o Brasileirão de 2021. Na ocasião, o empate por 0 a 0 com o Corinthians, em uma partida marcada por um pênalti e dois gols anulados pelo VAR, acabou tendo peso direto na disputa do título, que acabou nas mãos do Flamengo.
“Teve muitas vertentes, uma delas era mostrar às pessoas que eu nunca tive brigado com ninguém. Saí daqui em 2021 com um dever cumprido, sabendo que me tiraram um título no apito. Título meu não, tiraram um título do Inter. Não sei o que me deu, porque eu vim extremamente confiante”, explicou.
Com o resultado, o Inter chegou aos 44 pontos e terminou o Brasileirão na 16ª colocação. A permanência na elite foi confirmada graças às derrotas de Ceará, diante do Palmeiras por 3 a 1, e de Fortaleza, superado pelo Botafogo por 4 a 2.









































