Mourinho aparece no topo de ranking de treinadores do Manchester United pós-Alex Ferguson | OneFootball

Mourinho aparece no topo de ranking de treinadores do Manchester United pós-Alex Ferguson | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·06 de janeiro de 2026

Mourinho aparece no topo de ranking de treinadores do Manchester United pós-Alex Ferguson

Imagem do artigo:Mourinho aparece no topo de ranking de treinadores do Manchester United pós-Alex Ferguson

Após a recente demissão de Ruben Amorim, o jornal The Telegraph, do Reino Unido, divulgou o ranking dos treinadores do Manchester United pós-Alex Ferguson, e José Mourinho apareceu em primeiro lugar.

Enquanto isso, Ruben Amorim apareceu apenas na oitava colocação, justificando a decisão do clube em optar por sua demissão. Ralf Rangnick apareceu na última colocação.


Vídeos OneFootball


José Mourinho

O “Special One”, como é conhecido, ocupou o cargo de treinador do clube inglês entre os anos de 2016 e 2018. Durante sua passagem, como é de costume, o português colecionou polêmicas, mas também conquistou títulos, com destaque para a Liga Europa da temporada 2016/17, o último título de grande expressão do time de Manchester. Mourinho conquistou, também, a Supercopa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa da mesma temporada, além de ter mantido uma taxa de vitórias de 58,3%, a melhor entre os técnicos que ocuparam o cargo de maneira definitiva no período.

Atualmente, aos 62 anos de idade, Mourinho treina a equipe do Benfica e tem início irregular. Apesar da invencibilidade no Campeonato Português, ocupa a terceira posição, 10 pontos atrás do líder Porto, que faz campanha quase impecável. Já na Liga dos Campeões, o clube teve 4 derrotas nas suas 4 primeiras partidas, e hoje está na 25ª colocação com 6 pontos em 6 jogos, apenas uma posição abaixo da zona de classificação para a fase de mata-mata da competição.

Ruben Amorim

Colocado na oitava posição do ranking de 10 treinadores, o jovem técnico português foi demitido na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, após empate com o Leeds United por 1 a 1. Amorim se despediu do clube com uma taxa de vitórias de 38,1%, a pior entre todos os avaliados.

Contratado em novembro de 2024, chegou com muitas expectativas após grande trabalho no Sporting de Lisboa, onde foi tricampeão português em 5 anos. Entretanto, não foi capaz de superar a “maldição” do Manchester United e foi mais um dos treinadores a realizar um trabalho ruim, terminar sem títulos e sair pela “porta dos fundos”.

Na temporada 2024/25, a equipe comandada por Ruben Amorim terminou a Premier League na decepcionante 15ª colocação e chegou a disputar a final da Liga Europa, mas acabou derrotada pelo Tottenham por 1 a 0.

Outros treinadores

Outros nomes como Erik Ten Hag (2°), Louis Van Gaal (5°), Ole Gunnar Solskajer (6°), David Moyes (9°) e Ralf Rangnick (10°) também aparecem no ranking do The Telegraph. Eles possuem em comum as críticas pelos trabalhos acidentados que, de forma alguma, chegaram perto das glórias alcançadas pelo Sir Alex Ferguson, refletindo o péssimo momento institucional e esportivo que vive o clube.

Era Alex Ferguson

Os quase 27 anos entre 1986 e 2013, nos quais o Manchester United teve o escocês Sir Alex Ferguson como treinador, representaram, sem dúvidas, a era mais gloriosa da história do clube. Nesse período, foram 1499 jogos, 902 vitórias, 326 empates e 271 derrotas. Como principais conquistas da era Ferguson, vale destacar as 2 Ligas dos Campeões das temporadas de 1998/99 e 2007/08, e as impressionantes 13 conquistas do Campeonato Inglês.

Temporada atual

Na atual temporada, o Manchester United não disputa competições europeias e ocupa a 6ª posição na tabela da Premier League com 31 pontos conquistados em 20 jogos. O desempenho na liga é superior ao da última temporada, mas não foi suficiente para segurar Ruben Amorim no cargo de treinador, que chegou a entrar em conflito público com a diretoria do clube.

Saiba mais sobre o veículo