Hugogil.pt
·20 de setembro de 2025
Mourinho dá dimensão global à Liga, enquanto a SIC faz campanha

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·20 de setembro de 2025
A comunicação social portuguesa, os comentadores e a própria Liga podem agradecer ao “efeito José Mourinho”. Ter a imprensa internacional a acompanhar um jogo do campeonato português frente ao AFS não é coisa pouca. Não é todos os dias que a Liga Betclic aparece nas capas de jornais estrangeiros – e isso deve-se ao treinador do Benfica, não a um Rúben Amorim, como quis insinuar um ex-Torcida Verde agora transformado em comentador da SIC Notícias.
Curiosamente, já não houve reparos por Mourinho falar em inglês na conferência de imprensa. Mas não faltou mesquinhice: tentar forçar o treinador do Benfica a criar polémica quando disse que estava num clube gigante, puxando o nome do FC Porto para a conversa. Mourinho respondeu à Mourinho e deixou a lição para quem ainda vive preso ao bairrismo do Tugão.
Enquanto o campeonato ganhava relevância com Mourinho, a SIC Notícias preferiu andar em campanha. Passou o direto atrás de um candidato – João Noronha Lopes – e em estúdio lá estava Francisco Guimarães, adepto do Sporting e antigo da Torcida Verde, a comparar Amorim a Mourinho e a fazer propaganda ao candidato. Nada surpreendente, vindo de quem já ouvimos dizer que “o Sporting é o maior clube português”.
Está mais do que claro: a SIC joga o seu all-in em Noronha Lopes, na esperança de salvar a sua própria sobrevivência através dos direitos televisivos do Benfica. O problema é que a narrativa cai por terra quando o contraste é tão grande entre a dimensão internacional que Mourinho traz e a pequenez de quem insiste em usar o Benfica para fazer política e campanha.
Agora é tempo de desfrutar da vitória, olhar em frente e preparar o próximo jogo. O resto falaremos noutra altura.