Mourinho está perto de voltar ao futebol português após 20 anos | OneFootball

Mourinho está perto de voltar ao futebol português após 20 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·17 de setembro de 2025

Mourinho está perto de voltar ao futebol português após 20 anos

Imagem do artigo:Mourinho está perto de voltar ao futebol português após 20 anos

— Continua depois da publicidade —

José Mourinho está perto de substituir Bruno Lage, que foi demitido após a derrota por 3 a 2 para Qarabag na estreia da Champions League. Segundo o jornal português “A Bola”, o interesse entre as duas partes é mútuo e a negociação está avançada.


Vídeos OneFootball


Vale lembrar que o presidente da equipe, Rui Costa, anunciou que pretende já ter um novo técnico para a partida contra o AVS, em Vila das Aves, pelo campeonato nacional. Além disso, o ex-atacante também anunciou a saída do ex-técnico do Botafogo.

”Hoje chegamos a acordo com Bruno Lage para deixar de ser treinador do Benfica. Agradeço por tudo o que fez pelo nosso clube, mas entendemos que é o momento de alterar. Em relação ao próximo treinador, contamos que já tenhamos o novo treinador no banco na Vila das Aves, no próximo sábado”, disse o mandatário.

Bruno Lage foi demitido após os Encarnados terem aberto 2 a 0 com 15 minutos de jogo, mas terem tomado a virada da equipe do Azerbaijão, apesar de estarem jogando no Estádio da Luz.  O agora ex-comandante das Águias desejou sorte ao novo técnico e disse que ele será feliz com os jogadores que acabaram de chegar.

”É desejar a maior sorte ao senhor que se segue. Não sei se se confirmam as notícias, se é o mister Mourinho ou não. O mais importante é que é um homem que conhece muito bem o Benfica, jogou três vezes contra esta equipe, elogiou muitas vezes o plantel, ele dizia que eu era feliz, ele vai ser mais com Sudakov e Dodi (Lukebakio) a chegar”, afirmou Lage, nesta quarta-feira ao deixar o CT de Setúbal.

Lage voltou ao Benfica em setembro do ano passado para substituir o alemão Roger Schmidt, que foi demitido após uma sequência de resultados ruins. Ele conseguiu estabilizar as Águias, mas ficou com o vice do Campeonato Português e na Taça de Portugal, mas conquistou a Taça da Liga. Além de ter levado os Encarnados para as oitavas da Champions League e da Copa do Mundo de clubes.

Apesar de estar invicto até a última terça-feira, com três vitórias e um empate no Campeonato Português e o título da Supertaça de Portugal, o Bruno Lage foi demitido. Isso se deve às atuações abaixo e à pressão da torcida devido à perda de dois títulos na última temporada. O Benfica se classificou para a fase de liga da Champions League, depois de eliminar o Nice e o Fenerbahçe nas fases prévias.

Curiosamente, Mourinho enfrentou os Encarnados três vezes nesta temporada. Uma vez em amistoso de pré-temporada e duas partidas pelas fases prévias da Champions League e viu o Fenerbahçe ser eliminado pelas Águias, o que custou seu emprego no time turco.

Imagem do artigo:Mourinho está perto de voltar ao futebol português após 20 anos

Mourinho durante partida nas fases prévias da Champions(Foto: Ahmad Mora/Getty Images)

Volta ao Benfica depois de 25 anos

Curiosamente, o Benfica foi o primeiro time profissional a dar uma oportunidade a José Mourinho como técnico. Em 200, com 37 anos, ele chegou às Águias para substituir o alemão Jupp Heynckes e assumiu os Encarnados na quinta rodada do Campeonato Português. Apesar de um início irregular, ele conseguiu engrenar no final de sua passagem.

Por conta disso, venceu cinco de seus últimos seis jogos e despediu-se com vitória por 3 a 0 no clássico com o Sporting.  Sua saída aconteceu por conta da mudança na presidência dos Encarnados em dezembro do mesmo ano.

Oito meses após sair do Benfica, Mourinho assumiu o comando do União de Leiria, em agosto de 2001. Apesar de sua passagem ter sido breve, teve grande impacto. Seu bom desempenho chamou a atenção do Porto, maior rival, que o contratou pouco tempo depois, dando início à sua projeção no cenário internacional.

Mourinho veio a ter uma passagem histórica pelos Dragões, conquistando dois títulos do Campeonato Português (2002/03 e 2003/04) e a segunda Champions League da história do clube, ao vencer por 3 a 0 o Monaco, em Gelsenkirchen, na Alemanha.  Ao todo, o técnico fez 127 jogos, 91 vitórias, 21 empates e 15 derrotas.

Após deixar o Porto, José Mourinho começou sua carreira internacional, tendo a oportunidade de assumir o Chelsea no início da temporada 2004/05. Logo em seus primeiros anos, venceu duas edições da Premier League, duas Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra e uma FA Cup. Depois, assumiu a Inter de Milão, onde repetiu o sucesso: conquistou novamente a Champions League (em 2009/10) e mais quatro títulos nacionais. O destaque foi tanto que sua passagem pelo clube italiano durou pouco, e ele seguiu para o Real Madrid, onde, apesar de títulos domésticos, não levantou taças internacionais.

Após a experiência na Espanha, Mourinho voltou ao Chelsea e somou mais dois troféus nacionais: a Premier League e a Copa da Liga Inglesa. Em seguida, passou por Manchester United, Tottenham, Roma e, mais recentemente, Fenerbahçe. Nessas últimas etapas, teve desempenho mais modesto, sendo a conquista da Liga Europa de 2016/17 com o United o ponto alto desse período. Sua última conquista foi a Liga Conferência com a Roma na temporada 2021/2022.

Saiba mais sobre o veículo