Gazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025
MP abre inquérito para avaliar possível intervenção judicial no Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025

A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou nesta sexta-feira um inquérito civil para apurar um pedido de intervenção judicial no Corinthians. A informação foi publicada inicialmente pelo ge e confirmada pela Gazeta Esportiva.
A iniciativa atende a um pedido formulado pelo promotor Cassio Roberto Conserino, responsável por investigações relativas ao uso de cartões corporativos por ex-dirigentes do clube. O inquérito será conduzido pelo MP e poderá envolver diligências como solicitação de documentos, depoimentos e perícias. Há a possibilidade de o caso evoluir para uma ação civil pública.
Em sua solicitação, Conserino listou 25 argumentos que justificariam a instauração de um inquérito civil ou de uma ação pública visando a intervenção judicial no clube. A intervenção não pode ser instaurada pelo próprio promotor, que atua na esfera criminal.

(Foto: José Manoel Idalgo/Agência Corinthians)
O promotor civil que acatou o pedido, Luiz Ambra Neto, justificou que os indícios de “ilícitos cíveis e criminais” aumentam a urgência da apuração, citando a deterioração da imagem e da saúde financeira do Corinthians. Ele determinou sigilo nos autos como medida de proteção à investigação.
Se a Justiça considerar o pedido procedente, poderá decretar intervenção judicial na administração do Corinthians e nomear um interventor provisório. Este interventor teria os seguintes poderes: assumir a presidência e os atos administrativos do clube, suspender decisões ou contratos, promover auditorias internas, reorganizar a estrutura administrativa e até convocar novas eleições, se necessário.
O interventor, determinado pela Justiça, atuaria sob fiscalização do Poder Judiciário e teria que apresentar relatórios periódicos. A medida permaneceria vigente até que o juiz entendesse que as irregularidades foram sanadas e que o clube pode retomar sua gestão regular.









































