Revista Colorada
·05 de novembro de 2025
Mudança no calendário nacional resulta em novo formato do Gauchão; confira

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·05 de novembro de 2025

O calendário do futebol brasileiro foi drasticamente alterado pela CBF após Samir Xaud assumir o comando. Os estaduais foram reduzidos, a Copa do Brasil passou por uma alteração na fórmula de disputa e o Campeonato Brasileiro terá início ainda em janeiro, não mais somente depois do encerramento dos torneios regionais.
Diante deste cenário, o Campeonato Gaúcho sofrerá alterações importantes para a temporada de 2026. Conforme informações do portal “GZH”, o estadual, que contará com a presença de 12 clubes, vai apostar em uma etapa de grupos mais curta, mas com mais confrontos decisivos no formato “mata-mata”.
As equipes serão divididas em dois grupos de seis. Na primeira etapa, os times de uma chave enfrentam os da outra, totalizando seis rodadas para definir os classificados às quartas de final. Sendo assim, os quatro primeiros avançam, enquanto os dois últimos de cada chave vão disputar o quadrangular de rebaixamento.
As quartas-de-final serão disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe com melhor pontuação geral. Depois, as semifinais e a final serão disputadas em confrontos de ida e volta. Os quatro eliminados nas quartas ainda vão disputar a Taça Farroupilha, que irá garantir uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
Os detalhes do torneio serão confirmados pela FGF nos próximos dias, mas a expectativa é que não ocorram muitas alterações a partir deste modelo inicial. Com apenas 11 datas disponíveis no calendário, a entidade tenta encontrar uma fórmula que seja justa, sem que os principais clubes fiquem desinteressados, já que o Brasileirão vai iniciar em janeiro.









































