Chelsea Fans Brasil
·18 de outubro de 2025
Mudanças no intervalo, excesso de cartões vermelhos, desempenho de Marc Guiu e Josh Acheampong: Todas as palavras de Enzo Maresca após a vitória contra o Nottingham Forest

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·18 de outubro de 2025
Gols no segundo tempo garantiram os três pontos para o Chelsea diante do Nottingham Forest neste sábado pela oitava rodada da Premier League.
Após um primeiro tempo sem muitas oportunidades, os Blues contaram com gols de Josh Acheampong, Pedro Neto e Reece James para sair com a vitória no City Ground.
Após a vitória contra o Forest, o treinador da equipe adversária foi prontamente demitido após sequência de resultados ruins neste início de temporada.
Em coletiva de imprensa Enzo Maresca comentou sobre a partida, iniciando falando sobre a demissão de Ange Postecoglou do cargo de treinador do Forest.
“Eu não falei com Ange [Postecoglou]. Eu não o vi, mas apenas disse que sinto muito por ele. Mas eu já disse muitas vezes, este é um negócio em que, se você não ganhar um jogo, a consequência para todos nós é exatamente a mesma. Então, sinto muito por ele.”
Suspenso após a expulsão contra o Liverpool antes da pausa para a data FIFA, Enzo Maresca acompanhou a partida da arquibancada.
Não estando acostumado a acompanhar a partida longe da área técnica, Enzo Maresca deu seu veredito sobre o assunto.
“Muito ruim, sensação muito ruim de estar lá. Eu prefiro estar no banco de reservas, para ser honesto, mas sim, ganhamos o jogo. Acho que no primeiro tempo lutamos um pouco. Sem a bola, acho que fomos bons. Com a bola, cometemos alguns erros onde concedemos alguns momentos a eles.” “No segundo tempo, fomos muito, muito melhores. Com certeza, podemos fazer melhor em termos de cartão vermelho. Isso é um erro, 3 a 0, já um cartão amarelo, podemos evitar isso.” “Ao mesmo tempo, devo dizer que o desejo dos jogadores de não sofrer gols. É importante também, nos últimos quatro ou cinco minutos eles estavam gritando um com o outro, ‘não conceda, não conceda’.” “Então, o segundo cartão amarelo nosso, com certeza podemos evitar isso. Mas também mostram o desejo de que estavam jogando por um jogo sem sofrer gols, eles não querem sofrer nada. E é importante também isso.”
O Chelsea é a equipe com o maior número de expulsões neste início de temporada, sendo prejudicada constantemente pelas expulsões recentes.
Enzo Maresca no entanto não se mostrou preocupado com o número alto de cartões vermelhos sofridos pela equipe.
“Novamente, é algo que podemos fazer melhor, mas não estou preocupado. Eu sei que há alguns de vocês que dizem, por que ele não está preocupado? Não estou preocupado, porque gosto de analisar. É um momento que consideramos um cartão vermelho, sim. Podemos evitar isso, sim, com certeza podemos evitar isso.” “Mas também para mim, o desejo dos jogadores é importante. Hoje, com 3-0, 90 minutos o jogo está terminado. Malo [Gusto] pode evitar isso, porque é inútil fazer uma segunda falta com cartão amarelo, com certeza.” “Mas também a parte boa é que Malo está mostrando que não quer sofrer nada. Eles não querem sofrer um gol, eles estão jogando por um jogo sem sofrer gols. É o equilíbrio, podemos evitar isso com certeza.”
Depois de um primeiro tempo ruim, Enzo Maresca processou três alterações no intervalo, sacando Alejandro Garnacho, Andrey Santos e Romeo Lavia.
O treinador explicou suas mudanças no intervalo, contribuindo para a melhora de desempenho e busca pelo resultado.
“Eu sempre tento fazer o meu melhor. Às vezes estou errado, às vezes estou certo. Mas neste momento, é mais sobre proteger os jogadores. Já sabíamos que Romeo [Lavia] não jogaria 90 minutos.” “O plano de Romeo era de 45 minutos. Moi [Caicedo] não pode jogar 90 minutos, então a decisão foi começar com Moi ou começar com Romeo. E Romeo precisa de confiança, ele precisa de um impulso, ele precisa começar o jogo. Então esse era o plano. Então Garna [Garnacho] fez um jogo fantástico contra o Liverpool. Então foi bom dar a ele novamente a chance.” “Jamie [Gittens] entrou, ele estava bem. E acho que Marc Guiu foi bom. Mas também planejamos o jogo esperando que eles estivessem com quatro na defesa, não cinco. Acho que quatro com João Pedro como número 9 é melhor. Com cinco zagueiros, João Pedro no nº 9 não é… Se você se lembra, West Ham fora; cinco atrás, jogamos com Liam Delap e João Pedro contra cinco atrás. Então, esperávamos que eles voltassem com quatro atrás, mas eles estavam de volta com cinco. E então, depois do intervalo, mudamos.”
Dois jovens se destacaram na partida. Josh Acheampong saiu com um clean sheet e um gol marcado, além de um excelente desempenho, enquanto Marc Guiu teve um grande impacto após entrar na partida.
Enzo Maresca falou sobre o desempenho dos jogadores jovens na partida e importância para a vitória.
“Acho que ele [Marc Guiu] esteve em campo por 15 minutos contra o Liverpool, lutando com Van Dijk, Konate, Gravenberch, e ele foi muito bom. Hoje, após um minuto do segundo tempo, ele ganhou um escanteio contra Morato. Então, precisamos disso de Marc.” “E Josh [Acheampong], como você disse, eu já disse muitas vezes que gosto muito de Josh. Mostramos confiança a ele na temporada passada. E ele está indo bem. E é importante também que, quando você tiver Levi [Colwill] fora ou Tosin [Adarabioyo] fora, que os outros estejam prontos.” “Precisamos de equilíbrio para Josh, porque ele obviamente tem 19 anos e ainda está se desenvolvendo, mas precisa de minutos para se desenvolver ainda mais.” “Ele precisa melhorar com certeza. Acho que é nosso dever como comissão técnica, é meu dever como treinador tentar ajudar os jogadores a melhorar. Porque dissemos muitas vezes, se melhorarmos os jogadores, melhoramos a equipe. Então, estamos fazendo exatamente o mesmo com Josh. Trabalhamos todos os dias para tentar melhorá-lo e melhorar a equipe.”
A postura do Chelsea mudou completamente na volta do intervalo, com a equipe sendo clínica, matando a partida em poucos minutos.
Enzo Maresca foi questionado sobre uma possível “raiva” durante o intervalo e disse:
“Não, minha mensagem no intervalo foi, pessoal, sem a bola, do jeito que estamos pressionando, estamos bem. Com a bola, não somos bons o suficiente. Porque no primeiro tempo, cometemos três ou quatro erros na construção, quando sofremos. Como você diz, preguiçoso? O que você diz em inglês? Preguiçoso? Preguiçoso. Sim, acho que a palavra é preguiçosa. Não, de qualquer maneira, erro preguiçoso. Podemos evitar isso.” “E no segundo tempo, acho que também nos ajustamos um pouco. E nós éramos um pouco melhores.” “Sim, eu não acho que seja preguiçoso [a palavra em italiano]. É desleixado. Desleixado. Parecemos desleixados na preparação. Cometemos alguns erros que não foram bons o suficiente.”
Enzo Fernandes e Wesley Fofana não foram relacionados para a partida contra o Nottingham Forest, sendo desfalques.
Enzo Maresca revelou detalhes sobre a ausência dos jogadores e sua disponibilidade para enfrentar o Ajax pela UEFA Champions League no meio de semana.
“Não, sim, Enzo [Fernandes] teve um pequeno problema. Um pequeno problema que no momento não podemos dizer se ele pode estar disponível para o Ajax ou não. E Wes [Fofana] é apenas uma maneira de tentar protegê-lo um pouco.” “Para mim, Wes é o mesmo que Josh. Eu disse muitas vezes que eu realmente gosto de Wes e ele vai jogar. Mas era apenas para proteger. Ele estará disponível para o Ajax.” “Em geral, eu acho que com Wes [Fofana], o que precisamos fazer com Wes, com Romeo [Lavia], com Reece, é que precisamos fazer o que fizemos com Reece [James]. Agora Reece está jogando três jogos por semana, ele está jogando quase todos os jogos, ele está em forma, ele está bem.” “E precisamos tentar fazer exatamente o mesmo com Wes e com Romeo. Eu adoraria ter dentro do campo em todos os jogos Romeo, Wes e Reece. Mas não é possível. Não é possível, precisamos gerenciá-los. E o principal objetivo nesta temporada é tentar girar e manter todos eles em forma.”
Ao vivo
Ao vivo