Zerozero
·19 de novembro de 2025
Mundial 2026: Panamá, Curaçau e Haiti apurados; Jamaica e Suriname disputam o play-off

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 de novembro de 2025

Está fechado o apuramento da CONCACAF para o Campeonato do Mundo 2026. Panamá, Curaçau e Haiti foram as seleções que terminaram a fase em questão no primeiro lugar de cada um dos grupos e, por isso, garantiram a presença no próximo Mundial. Já a Jamaica e Suriname - os dois segundos melhores classificados - vão disputar o play-off intercontinental.
Em relação ao grupo A, a seleção do Panamá recebeu e venceu a congénere de El Salvador, por 3-0 - golos de Cesar Blackman (17'), Éric Davis (45+4') e Puma Rodríguez (85'). Este resultado colocou os Canaleros na liderança isolada, face ao desaire do Suriname (3-1) na deslocação ao reduto da Guatemala.
No grupo B, por sua vez, a Jamaica tinha a obrigação de derrotar o líder Curaçau para alcançar o apuramento direto para a próxima fase da prova, mas nenhuma das seleções foi capaz de desfazer o nulo (0-0) e a Blue Wave garantiu, assim, uma qualificação inédita para o Campeonato do Mundo! Além disso, a seleção curaçauense tornou-se a nação mais pequena a conseguir a qualificação para a fase final de um Mundial - destronou a Islândia para firmar este assinalável marco.
Já Trindade e Tobago venceu (2-1) a seleção das Bermudas, que terminou no último lugar.
Por último, no grupo C, a seleção do Haiti derrotou (2-0) a Nicarágua, com golos de Louicius Deedson e Ruben Providence, e selou a presença no Mundial 2026, terminando a fase de qualificação no primeiro posto. Já a Costa Rica desperdiçou uma oportunidade de ouro de garantir a vaga no playoff - precisava de vencer as Honduras, mas um empate sem golos foi o resultado da partida.
Recorde-se que também já é conhecido todo o caminho do play-off intercontinental, já que a Jamaica e o Suriname ocuparam, na madrugada desta quarta-feira, as últimas vagas. As restantes seleções presentes nesta mini competição são a Bolívia, o Iraque, a Rep.Dem. do Congo e a Nova Caledónia.
Vídeo: a festa de Curaçau após conquistar um apuramento inédito para o Mundial









































