MundoBola Flamengo
·11 de maio de 2025
Mundial de Basquete: atual campeão garante vaga e pode enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 de maio de 2025
Campeão da Champions League das Américas (BCLA), o Flamengo já sabe quem será o representante europeu no Mundial de Clubes do basquete: o Unicaja Málaga, da Espanha.
Neste domingo, o clube espanhol coroou a campanha na Liga dos Campeões da FIBA e venceu o Galatasaray-TUR com propriedade na final: 83 a 67, calando o ginásio Sinan Erdem Dome, em Istambul.
Claramente superior em relação ao adversário, o Unicaja abriu 19 a 13 no primeiro quarto e empatou o segundo em 18 a 18, indo ao intervalo com 37 a 31 no placar.
No retorno, venceu o terceiro quarto por 19 a 18 e imprimiu a maior superioridade do duelo justamente no último, que terminou em 27 a 18 para o time espanhol.
A campanha vencedora passou por uma grande campanha do Unicaja. Primeiro, o time fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento — seis vitórias em seis jogos, contra Aliaga Petkimspor-TUR, Filou Oostende-BEL e King Szczecin-POL.
Nas oitavas, o time novamente passou em primeiro no grupo com Galatasaray, Rytas Vilnius-LIT e Manisa Basket-TUR — desta vez, com cinco vitórias e uma derrota.
Por fim, o Unicaja ainda despachou Pallacanestro Reggiana-ITA, nas quartas de final, e La Laguna Tenerife-ESP, na semifinal, antes de reencontrar o Galatasaray na decisão.
Agora, o Unicaja está garantido no Mundial de Clubes, que será disputado em Singapura, no mês de setembro. A competição, que se chama oficialmente Copa Intercontinental FIBA, já teve títulos do Flamengo em 2014 e 2022, além do vice em 2019.
O Unicaja, por sua vez, é o atual campeão mundial. Na edição de 2024, o time despachou o NBA G League United e ficou com o troféu pela primeira vez na história.
Pelas regras de formatação do torneio, que ainda não teve os chaveamentos divulgados pela FIBA, Flamengo e Unicaja vão cair em grupos diferentes. Os dois times só podem se cruzar na grande final.
Na Liga Espanhola, o Unicaja ocupa a quarta posição no momento, com 20 vitórias e dez derrotas em 30 jogos. O Real Madrid lidera, com 26 triunfos, à frente de La Laguna Tenerife e Valencia Basket.
Além do Flamengo (como representante da América do Sul) e do Unicaja (representante da Europa), o Mundial já tem confirmada a presença do Stockton Kings, campeão da G-League.
Com seis vagas no total, o Mundial ainda espera as definições dos campeões africano, asiático e australiano para fechar de vez a tabela. A competição começa no dia 18 de setembro e termina no dia 21.
No ano passado, os representantes foram: Unicaja (Europa), Quimsa (América do Sul), NBA G-League United (EUA), Al Riyadi (Ásia), Petro de Luanda (África) e Tasmania JackJumpers (Austrália). O Flamengo ficou de fora, já que foi vice-campeão da BCLA para o Quimsa.
Ao vivo