Coluna do Fla
·29 de outubro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·29 de outubro de 2024
A FIFA aposta todas as fichas para tornar o novo Mundial de Clubes o maior campeonato entre times do planeta. Porém, na Europa, o torneio não é visto com bons olhos e há até dúvidas sobre a realização da competição. Nesta terça-feira (29), o presidente de LaLiga, o Campeonato Espanhol, sugeriu que a entidade máxima do futebol desista da ideia de promover o torneio.
— Não estou seguro de que se disputará (o Mundial). As questões econômicas não parecem ter sido resolvidas para dar aos clubes o prometido. E se a FIFA conseguir, terá que explicar como. Parece que prometeram entre 40 e 50 milhões de euros aos grandes clubes europeus envolvidos. Sabendo que não têm o dinheiro esperado e que todos estão contra esta competição, a FIFA deveria desistir dela. Se a FIFA seguir se comportando como faz com este Mundial de Clubes, está se colocando em perigo — disse Javier Tebas, presidente de LaLiga, em entrevista ao jornal “L’Équipe”.
— Está fazendo todo o possível para que seu monopólio seja declarado ilegal. A FIFA está fazendo mau uso dos recursos à sua disposição. Não atua pelo bem do futebol em geral. Escuto o que dizem os jogadores. O Mundial de Clubes não só prejudica os jogadores de elite, mas todos os outros. Afeta duas temporadas, a que termina e a que começa. Isto coloca em perigo a saúde física e mental dos participantes. E afeta o valor das competições nacionais, o que afeta a todos os jogadores — acrescentou Tebas.
Campeão da Libertadores em 2022, o Flamengo é um dos seis sul-americanos que disputará o Mundial. A competição está marcada para acontecer entre os meses de junho e julho, nos Estados Unidos. Além disso, o formato é igual ao da Copa do Mundo de Seleções: 32 times, divididos em oito grupos de oito equipes, com os dois primeiros de cada avançando para as oitavas de final.
Da América do Sul, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG) estão garantidos. A última vaga é do campeão da Libertadores 2024, competição que está nas semifinais, com River, Atlético-MG, Botafogo e Peñarol (URU). Caso os argentinos levantem a taça, o Olimpia (PAR) herda o posto pelo ranking da Conmebol.
Saiba mais sobre o veículoBoca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023 Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022 Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021 Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024 Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023 Inter Miami (EUA) – vencedor da Supporter’s Shield 2024 Seattle Sounders (EUA) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2022 Monterrey (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2021 FC Salzburg (Áustria) – via ranking da UEFA Atlético de Madri (Espanha) – via ranking da UEFA Juventus (Itália) – via ranking da UEFA Borussia Dortmund (Alemanha) – via ranking da UEFA Benfica (Portugal) – via ranking da UEFA Porto (Portugal) – via ranking da UEFA Internazionale de Milão (Itália) – via ranking da UEFA Paris Saint-Germain (França) – via ranking da UEFA Bayern de Munique (Alemanha) – via ranking da UEFA Manchester City (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2022/23 Real Madrid (Espanha) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2021/22 Chelsea (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2020/21 Ulsan (Coreia do Sul) – via ranking da AFC Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2024 Urawa Red Diamonds (Japão) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2022 Al-Hilal (Arábia Saudita) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2021 Mamelodi Sundowns (África do Sul) – via ranking da CAF ES Tunis Esperance (Tunísia) – finalista da Liga dos Campeões da CAF 2023/24 ou via ranking da CAF Wydad (Marrocos) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2021/22 Al Ahly (Egito) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2020/21 e 2022/23