OneFootball
·30 de setembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·30 de setembro de 2025
Já ouviu falar do cartão verde? Ao contrário do cartão amarelo e vermelho, o novo cartão só pode ser utilizado pelos treinadores, e não pelos árbitros.
E isso já aconteceu duas vezes neste Mundial Sub-20!
A primeira foi em Coreia do Sul 1 x 2 Ucrânia, no último sábado (27), quando o treinador coreano, Lee Chang-won, discordou de um lance, de possível pênalti para o seu time, e mostrou o cartão para o árbitro, forçando uma revisão no lance – que acabou não ocorrendo.
Na partida entre Marrocos e Espanha (2 x 0), no último domingo (28), o técnico marroquino Mohamed Ouahbi discordou totalmente de um pênalti marcado.
Foi aí que, em vez de ficar só reclamando, ele também sacou o cartão verde, o que levou a uma revisão. Em seguida, o pênalti foi anulado!
Foi a primeira vez que o cartão verde "reverteu" uma decisão em um torneio da Fifa.
Mas por que isso começou a rolar agora e o que pode representar para o futuro?
No ano passado, a Fifa decidiu realizar um projeto piloto para a Copa do Mundo Sub-20.
O cartão verde deve oferecer aos treinadores – como, por exemplo, na NFL e na NBA – a possibilidade de revisar determinadas decisões posteriormente.
Por jogo, um treinador pode usar o cartão verde duas vezes.
Diferente do cartão amarelo e do vermelho, que têm função disciplinar, o cartão verde serve para auxiliar na arbitragem das partidas.
Ele é usado para acionar o FVS, sigla em inglês para Football Video Support (Apoio de Vídeo ao Futebol, em tradução livre), um sistema alternativo ao VAR, destinado a torneios e organizações que não podem utilizar o sistema de vídeo por diversos motivos.
No Mundial Sub-20, ele pode ser usado em decisões de pênaltis, gols, expulsões e cartões atribuídos indevidamente, como em caso de confusão entre jogadores.
E é o próprio árbitro que avalia o lance num monitor, sem interferência de uma equipe externa.
O que você acha: é algo útil ou ninguém precisa disso no futebol?
📸 Christian Petersen - 2025 Getty Images