
Trétis
·04 de julho de 2024
Mycael estreia e Athletico quase triplica uso da base

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·04 de julho de 2024
O goleiro Mycael, de apenas 20 anos, fez sua estreia como profissional do Athletico nesta quarta-feira (3), em derrota contra o São Paulo. Goleiro entrou em campo após a expulsão de Léo Linck na segunda etapa e é o oitavo jovem a estrear como profissional do Athletico em 2024, número quase três vezes maior em relação a última temporada.
Mycael deve ser titular do Athletico neste domingo, às 18h30, em partida contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão. Léo Linck não estará à disposição do técnico interino Juca Antonello, por suspensão. Gabriel Pereira (21 anos), quarto goleiro, se tornará segunda opção e Matheus Soares (19), a terceira.
Além de Mycael, o atacante Emersonn também foi utilizado contra o São Paulo. Jogador estreou na partida contra o Vitória, no último domingo (30). Outros seis jogadores tiveram seus primeiros minutos profissionalmente:
Destes, Belezi (21) é o único que não deve permanecer no elenco após próxima janela de transferências, que inicia na próxima quarta-feira (10). Zagueiro foi utilizado no Campeonato Paranaense, treinou afastado do elenco em determinado momento mas foi reintegrado, e retornou às relações. Mesmo assim, clube projeta um empréstimo.
Renan Viana também esteve afastado, mas também foi reintegrado ao elenco. Centroavante retornou à lista de relacionados para o último jogo do Athletico.
Marcão (18), zagueiro, Kayke (16), ponta direita e João Cruz (18), meia atacante, tiveram destaque nos treinamentos e são muito bem avaliados pela comissão técnica. Walace (18), primeiro da lista a ganhar chance em 2024, passou por lesão.
Time sub-20 do Athletico perfilado. Foto: Nilton Fukuda/São Paulo
Em 2023 o Athletico promoveu apenas três estreias de jogadores de sua base ao longo da temporada. Felipe Chiqueti, contra o Corinthians, Dudu, contra o Santos e Danielzinho, contra o Bahia, foram os únicos que tiveram primeiros minutos profissionais.
Todos jogaram sob o comando do então treinador interino Wesley Carvalho, no final do ano. Chiqueti, primeiro a jogar, foi entrar em campo apenas em novembro.
Danielzinho foi negociado por empréstimo ao Londrina neste ano e tende a não retornar ao Athletico. Havia expectativa para que Dudu tivesse minutos consideráveis entre os profissionais em 2024, mas fato é que jogou apenas em 25. Chiqueti ainda nem foi relacionado pelo Furacão na temporada.