Na 4ª rodada da Serie A, Lazio e Roma farão Derby della Capitale em busca de recuperação | OneFootball

Na 4ª rodada da Serie A, Lazio e Roma farão Derby della Capitale em busca de recuperação | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·19 de setembro de 2025

Na 4ª rodada da Serie A, Lazio e Roma farão Derby della Capitale em busca de recuperação

Imagem do artigo:Na 4ª rodada da Serie A, Lazio e Roma farão Derby della Capitale em busca de recuperação

Um clássico quente depois do outro? Coisas que só a Serie A faz pelos amantes do futebol. Se na terceira rodada do Campeonato Italiano tivemos um frenético Derby d’Italia, no qual a Juventus sofreu a virada, mas foi capaz de se impor sobre a Inter nos acréscimos, a quarta jornada traz consigo uma das mais inflamadas rivalidades da Bota: no Olímpico, Lazio e Roma farão um duelo que esquentará o horário do almoço no país europeu — e a manhã brasileira. Afinal, além do forte antagonismo, as duas equipes precisam de vitórias para reagirem a reveses na semana passada.

O mesmo vale para a Inter, que já tem duas derrotas na Serie A e, no fim de semana, receberá o Sassuolo, sua pedra no sapato, em busca de resgate. Por sua vez, o Milan, seu rival local, viaja ao nordeste da Itália para encarar a Udinese, que iniciou a competição a todo vapor e ainda está invicta. Duelos complicados e não tão alvissareiros para a dupla de Milão se levarmos em conta a perspectiva de briga pelo topo da tabela. Afinal, Napoli e Juventus, únicos participantes ainda com 100% de aproveitamento no certame, têm grandes condições de manterem o rendimento na jornada, visto que medirão forças com times que brigarão apenas pela permanência na elite: Pisa e Verona, respectivamente. Confira, a seguir, a prévia da rodada.


Vídeos OneFootball


Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

O jogão

Domingo, 21/9, 7h30

Lazio x Roma

Derby della Capitale na hora do almoço italiano — de manhãzinha no Brasil? Sim, teremos. Por razões de segurança, devido a conflitos entre as torcidas, o clássico entre Lazio e Roma voltou a não poder ser realizado no período noturno na Itália, mas, dessa vez, ocorrerá num horário quase inédito. O único precedente disputado às 12h30 ocorreu em abril de 2017: 3 a 1 para os celestes, no último dérbi da carreira de Totti.

A equipe de Maurizio Sarri busca inspiração no dissabor que causou ao maior ídolo da rival para dar a volta por cima na Serie A, visto que somou duas derrotas nas três rodadas já disputadas — ao passo que a Roma também caiu em seu compromisso mais recente. A Lazio, aliás, corre o risco de perder três das quatro primeiras partidas de uma edição do campeonato pela terceira vez nas últimas 50 temporadas, repetindo o que ocorreu em 2023-24 e 2024-25. Além disso, os números em casa indicam um padrão preocupante: os aquilotti acumulam nove empates como mandante desde a última temporada, marca que só é superada pelo Everton (10) entre as cinco principais ligas europeias. Olho ainda em Castellanos, que é dúvida para o confronto: desde sua chegada, os celestes venceram 51% dos jogos da competição em que o argentino atuou, com uma proporção de 1,6 gol por partida, enquanto sem ele os números despencam para 25% de vitórias e 0,8 tento de média.

O momento recente é favorável à Roma. Em 2025, considerando os cinco grandes campeonatos europeus, apenas Barcelona (60), Paris Saint-Germain e Real Madrid (56 cada) somaram mais pontos do que os giallorossi (55, empatados com o Bayern de Munique). O time da capital italiana também lidera o ranking de clean sheets no ano, com 13 em 23 jogos. No confronto direto, a Loba está invicta há quatro clássicos na Serie A, com duas vitórias e dois empates, tendo sofrido apenas um tento nesse intervalo. A última vez em que os giallorossi ficaram tanto tempo sem perder para a rival na liga remonta a uma sequência que se estendeu entre abril de 2013 e dezembro de 2016, quando chegaram a oito partidas de invencibilidade.

Ainda assim, o mando da Lazio tem se mostrado valioso. Os biancocelesti não sabem o que é perder como mandantes para a Roma há oito duelos pelo campeonato, sequência recorde na história do Derby della Capitale na Serie A. A última vitória giallorossa na condição de visitante aconteceu em dezembro de 2016, e os dois derradeiros encontros terminaram empatados. Caso haja mais um empate no Olímpico, seria apenas a terceira vez na história que tal sequência se repete. Vale destacar que o clássico detém o recorde de igualdades da competição — 62, assim como as partidas entre os romanistas e a Fiorentina

Prováveis escalações

Lazio: Provedel; Marusic, Gila, Romagnoli, Nuno Tavares; Guendouzi, Cataldi, Dele-Bashiru; Cancellieri, Castellanos, Zaccagni.

Roma: Svilar; Çelik, Mancini, Ndicka; Wesley, Cristante, Koné, Angeliño; Soulé, El Aynaoui; Ferguson.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Fique de olho

Sábado, 20/9, 15h45

Udinese x Milan

Em grande momento no início da temporada, a Udinese recebe um Milan em busca de afirmação, após derrota surpreendente na rodada inaugural e duas vitórias nos jogos seguintes. Os rossoneri venceram os três últimos duelos contra os friulanos na Serie A, com um saldo de 8 a 2 no período, e agora buscam dar sequência a esse número positivo. Apenas uma vez na história o Diavolo emendou mais triunfos consecutivos diante dos bianconeri: sete, entre 1998 e 2001. A força milanista também se faz notar fora de casa, já que o time venceu nas duas últimas visitas a Údine, desempenho superior ao que vinha tendo nas sete partidas anteriores nos domínios da adversária, quando havia somado apenas dois sucessos. Desde 2008 a equipe da Lombardia não ganha três seguidas no Friuli.

Do outro lado, a Udinese carrega um início de campeonato que já entrou para sua história, como citado anteriormente. Pela primeira vez, a equipe abriu duas temporadas consecutivas da Serie A permanecendo invicto nas três rodadas iniciais, somando sete pontos tanto em 2024-25 quanto em 2025-26. Agora, os friulanos podem alcançar outro feito raro: evitar derrotas em todas as quatro jornadas inaugurais da competição pela quinta oportunidade em sua trajetória no torneio. O moral também está elevado após a vitória por 2 a 1 sobre a Inter, resultado que permitirá aos bianconeri, em caso de novo triunfo no sábado, superarem os dois gigantes de Milão em um mesmo turno do campeonato, o que não ocorre desde 2012-13.

Após duas rodadas nas três primeiras rodadas, a Inter medirá forças com o Sassuolo, habitual pedra em seu sapato (Getty)

Domingo, 21/9, 15h45

Inter x Sassuolo

O duelo com o Sassuolo costuma dar muito trabalho à Inter. Em 22 confrontos de Serie A, cada equipe soma 10 vitórias e apenas duas partidas terminaram em empate, um número surpreendentemente baixo para esse volume de jogos. Mais ainda: o time neroverde venceu os dois últimos encontros e agora pode emendar três triunfos seguidos sobre a Beneamata pela primeira vez desde o período entre 2017 e 2018, quando chegou a somar quatro vitórias consecutivas.

A Inter chega pressionada por uma sequência de duas derrotas consecutivas na Serie A, diante de Udinese e Juventus, algo que não ocorria desde abril de 2023. Evitar um terceiro revés seguido tornou-se prioridade, já que isso só aconteceu uma vez nas quatro rodadas inaugurais de um campeonato, em 1983-84. Além disso, um tropeço significaria encerrar as quatro primeiras jornadas com quatro ou menos pontos, cenário registrado apenas três vezes desde que um triunfo passou a valer três. A última delas foi em 2018-19.

Nada pior para a Inter, portanto, do que encarar um time que costuma travestir-se de algoz. Depois de perder suas duas primeiras visitas a San Siro contra a Inter, o Sassuolo não foi derrotado em sete das nove seguintes, com cinco vitórias no período, incluindo a mais recente, por 2 a 1, em setembro de 2023. Não à toa, a Beneamata é a rival que o Sassuolo mais venceu fora de casa na elite italiana. Essa tendência faz do confronto em Milão um terreno fértil para surpresas, especialmente em um momento delicado para os comandados de Cristian Chivu. E, claro, não esquecemos de Berardi, que conhece bem as redes do Giuseppe Meazza: ele já marcou sete vezes no estádio em jogos do certame, quatro delas especificamente contra os nerazzurri, confirmando o peso que costuma ter em confrontos dessa magnitude. Só no Olímpico de Roma e no Luigi Ferraris, em Gênova, ele anotou mais gols atuando como visitante — em nove e oito ocasiões, respectivamente.

Demais jogos

Sexta, 19/9, 15h45 Lecce x Cagliari

Sábado, 20/9, 10h Bologna x Genoa

Sábado, 20/9, 13h Verona x Juventus

Domingo, 21/9, 10h Cremonese x Parma Torino x Atalanta

Domingo, 21/9, 13h Fiorentina x Como

Segunda, 22/9, 15h45 Napoli x Pisa

Saiba mais sobre o veículo