Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan | OneFootball

Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·20 de setembro de 2024

Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan

Imagem do artigo:Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan

Para o bem ou para o mal, tivemos uma semana agitada no futebol italiano. Começando pelas más notícias, tivemos que nos despedir de Salvatore Schillaci, artilheiro e melhor jogador da Copa do Mundo de 1990. Para os romanistas, outro baque foi a inesperada demissão do ídolo Daniele De Rossi, primeiro técnico a cair nesta Serie A, que terminou substituído pelo croata Ivan Juric apenas alguns dias antes do confronto com a surpreendente líder Udinese. Ademais, tivemos as estreias de Atalanta, Bologna, Inter, Juventus e Milan na nova Champions League, e os resultados da dupla de Milão, considerando que os jogos ocorreram às vésperas do Derby della Madonnina, tiveram impacto considerável.

A acachapante derrota do Milan para o Liverpool, em casa, colocou em risco o cargo do técnico Paulo Fonseca, que deve viver neste domingo seu ultimato: para se manter no comando, precisa conseguir um bom resultado contra uma Inter que se portou muito bem contra o poderoso Manchester City. Vale destacar que os nerazzurri ganharam os seis dérbis mais recentes, então a tarefa não será das mais simples. Falando em clássico, teremos outro na rodada: em Turim, Juventus e Napoli, que estão de olho na liderança da Serie A, se enfrentam. Outro duelo entre equipes tradicionais será aquele entre Fiorentina e Lazio, em Florença. Confira, a seguir, a prévia da jornada.


Vídeos OneFootball


Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

O jogão

Domingo, 22/9, 15h45

Inter x Milan

O dérbi deste domingo será jogado por duas equipes que vivem momentos completamente opostos, mas que já deveriam ter se acostumado a se enfrentarem tão cedo: o clássico caiu numa das cinco primeiras rodadas do Campeonato Italiano em cinco dos seis anos mais recentes. Bem, de um lado está a Inter, detentora do scudetto e fortalecida por ter segurado o Manchester City na Inglaterra, num jogo em que não só se mostrou à altura de competir com um dos melhores times da atualidade como provou que integra este seleto grupo. Do outro está o Milan, que goleou o frágil Venezia na rodada anterior da Serie A, mas não confirmou a trajetória ascendente após sua primeira vitória na temporada. Ao contrário. Ao ser atropelado pelo Liverpool, mais uma vez mostrou suas fragilidades defensivas e a falta de clareza nas ideias.

Neste contexto, está sob risco máximo o cargo de Paulo Fonseca, que parece ter despertado na diretoria a sensação de que a opção pelo português não foi a correta. Edin Terzic, Thomas Tuchel, Maurizio Sarri e Massimiliano Allegri estariam entre os candidatos à substituição do atual comandante, em caso de demissão, e tal variedade de perfis só mostra que a cartolagem rossonera está realmente perdida no que diz respeito à filosofia de jogo que deseja para o time.

Favorita para o confronto deste domingo – aquele com maior renda da história do campeonato, com sete milhões de euros arrecadados –, a Inter venceu os últimos seis clássicos contra o Milan e pode bater um recorde: jamais um time ganhou o Derby della Madonnina por sete vezes consecutivas. Considerando apenas os confrontos válidos pela Serie A, a Beneamata superou o rival em nove dos 14 mais recentes. Desde a temporada 2016-17, a equipe nerazzurra só obteve mais triunfos sobre Udinese e Verona. Tal estatística é a prova definitiva do quão grande é o desequilíbrio recente no duelo milanês.

Prováveis escalações

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, L. Martínez.

Milan: Maignan; Emerson Royal, Tomori, Pavlovic, Hernandez; Fofana, Reijnders; Pulisic, Loftus-Cheek, Rafael Leão; Morata.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Fique de olho

Sábado, 21/9, 13h

Juventus x Empoli

Mais uma vez de volta ao Allianz Stadium como adversário, Antonio Conte busca vencer a Juventus e se consolidar na briga pelo título italiano, após um tropeço do seu Napoli na rodada inaugural da Serie A. Já a Velha Senhora, depois de uma ótima estreia na Champions League, com vitória categórica sobre o PSV Eindhoven, precisa voltar a vencer no campeonato, depois de dois empates consecutivos por 0 a 0. Sem dúvidas, o clássico representa um confronto direto na briga pelo scudetto.

Pela Serie A, o Napoli venceu seis dos últimos nove confrontos com a Juventus. Entretanto, nos últimos 13 realizados no Allianz Stadium, perderam 10, incluindo o último. Uma estatística anula a outra, portanto?

A mesma lógica valeria para os gols? O Napoli tem um dos melhores ataques da Serie A, empatado com os de Inter e Milan, enquanto a Juventus tem a defesa mais sólida – que sequer foi vazada no campeonato, sendo a única com as redes ainda intactas. A linha de frente dos bianconeri tinha dado tilt, já que passou em branco nas duas últimas rodadas, mas parece ter se reencontrado contra o PSV, considerando que balançou o barbante em três ocasiões. Vlahovic não marcou no meio de semana e vale destacar que o sérvio não tem bons números contra os azzurri no certame: anotou um mísero tento em 516 minutos de duelo com os os partenopei.

Imagem do artigo:Na 5ª rodada da Serie A, o Dérbi de Milão pode selar o futuro de Paulo Fonseca no Milan

Nome histórico da Juventus, Conte volta ao Allianz Stadium no sábado, como técnico do rival Napoli (Getty)

Domingo, 22/9, 7h30

Fiorentina x Lazio

A Fiorentina até jogou bem contra a Atalanta, no último fim de semana, mas não conseguiu manter a vantagem: perdeu e, mais uma vez, não sentiu o gosto da vitória no campeonato. A falta de triunfos começa a pesar para o técnico Raffaele Palladino, já que a Viola só passou as cinco primeiras rodadas da Serie A em jejum em três ocasiões – em 1935, 1946 e 1977. O alerta está ligado porque a trupe gigliata terá mais uma dura adversária pela frente, com dois sucessos em quatro rodadas. E isso vale mesmo se Marco Baroni pensar em descansar parte do elenco da Lazio visando a estreia na Liga Europa, contra o Dynamo Kyiv.

Pela Serie A, a Lazio é a equipe que mais venceu a Fiorentina, com 59 triunfos em 150 confrontos. Entretanto, embora os biancocelestes tenham perdido apenas dois dos últimos 14 jogos contra a rival, uma dessas derrotas ocorreu no último encontro com a Viola, em fevereiro. Dessa maneira, a formação da Toscana tentará conquistar duas vitórias seguidas sobre os aquilotti pela primeira vez desde 2012-13.

Demais jogos

Sexta, 20/9, 13h30 Cagliari x Empoli

Sexta, 20/9, 15h45 Verona x Torino

Sábado, 21/9, 10h Venezia x Genoa

Sábado, 21/9, 15h45 Lecce x Parma

Domingo, 22/9, 10h Monza x Bologna

Domingo, 22/9, 13h Roma x Udinese

Segunda, 23/9, 15h45 Atalanta x Como

Saiba mais sobre o veículo