Nosso Palestra
·18 de agosto de 2025
Na cola do líder, Palmeiras vai ao Rio de Janeiro e vence Botafogo por 1 a 0

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·18 de agosto de 2025
Em jogo válido pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras o venceu Botafogo no Nilton Santos por 1 a 0. O gol palmeirense foi marcado por Felipe Anderson, com passe de Vitor Roque, no primeiro tempo.
O Verdão atuou com a equipe quase toda titular, poupando apenas alguns nomes, tendo em vista que construiu grande vantagem no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Já o Botafogo, venceu por um placar apertado e poupou grande parte do time para o confronto.
Aos nove minutos, o Palmeiras levou perigo pela primeira vez ao gol de John. Após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez ganhou pelo alto e escorou para o meio da área. Vitor Roque, bem posicionado, girou bonito sobre a marcação e finalizou com força, mas a bola passou rente à trave.
Com o novo esquema de Abel Ferreira, que colocou Flaco López e Vitor Roque atuando juntos, foi possível notar já aos 11 minutos a movimentação ensaiada pelos atacantes. Roque se deslocava pelos lados, abrindo espaços, enquanto Flaco centralizava a jogada, mostrando a proposta de complementariedade entre os dois homens de frente.
Aos 23 minutos, Piquerez tentou o drible na saída de bola, mas acabou errando. O Botafogo aproveitou e saiu cara a cara com Weverton. No lance, Gustavo Gómez ainda escorregou, deixando o adversário livre, mas o goleiro palmeirense cresceu na frente do atacante e fez uma grande defesa, salvando o Verdão de levar o primeiro gol. Aos 42, o Verdão levou susto com Mateo Ponte perdendo chance na pequena área.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras armou uma ótima trama de contra-ataque. Flaco López puxou a jogada e lançou Vitor Roque em velocidade. O atacante, com visão rápida, encontrou Felipe Anderson entrando livre. Cara a cara com o goleiro, o meia não desperdiçou e balançou as redes, colocando o Verdão em vantagem.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo em que terminou a primeira etapa, com o jogo amarrado e marcado por muitas perdas de posse no meio-campo. As duas equipes encontravam dificuldades para criar oportunidades claras, e a partida ficou mais truncada. Aos 14 minutos, porém, o Botafogo promoveu mudanças importantes: os titulares, que haviam sido poupados inicialmente, entraram em campo para tentar mudar o panorama do jogo.
Aos 21 minutos, o Palmeiras sofreu uma baixa. Murilo, que fazia seu retorno após período lesionado, voltou a sentir e precisou deixar a partida, dando lugar ao Bruno Fuchs, que também retorna de lesão.
Nos minutos finais, o jogo seguiu em um ritmo truncado e de pouca qualidade, mas com o Botafogo assumindo maior protagonismo ofensivo. O time carioca tentou pressionar em busca do empate, enquanto o Palmeiras recuou suas linhas e passou a apostar nos contra-ataques para tentar definir a partida.
Aos 48 minutos, o Palmeiras voltou ao ataque. Maurício recebeu de frente para a área, ajeitou para o chute, mas a finalização saiu por cima do gol, desperdiçando a chance de ampliar o placar. Aos 50, situação oposta, mas o Weverton, que fez grande jogo, faz ótima defesa e salva o Verdão.
O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), contra o Universitario-PER, no Allianz Parque. O jogo é válido pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Na ida, o Verdão venceu a partida por 4 a 0, no Peru. Portanto, o Maior Campeão do Brasil pode perder de três gols de diferença, que segue classificado.
Botafogo 0-1 Palmeiras
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de JaneiroData e hora: 17 de agosto de 2025, quinta-feira, 20h30 (de Brasília)Árbitro: Davi Lacerda (ES)Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES)VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)Cartões amarelos: Aníbal Moreno (PAL) e Danilo (BOT)Cartão vermelho: Sem cartões vermelhos na partida.Gols: Felipe Anderson ( 0-1 aos 45/1T)
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Marçal, Barboza (Vitinho, aos 32/2T) e Alex Telles (Jefinho, aos 32/2T); Allan (Danilo, aos 13/2T), Marlon Freitas e Santi Rodríguez (Savarino, aos 13/2T); M. Martins, Nathan (Montoro, aos 21/2T) e Joaquín Correa. Técnico: Davide Ancelotti.
PALMEIRAS: Weverton; Khellven (Giay, aos 37/2T), Murilo (Bruno Fuchs, aos 21/2T), Gustavo Gómez, e Piquerez, Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan, aos 25/2T); Facundo Torres, Flaco López (Mauricio, aos 21/2T) e Vitor Roque (Luighi, aos 21/2T). Técnico: Abel Ferreira.