oGol.com.br
·05 de setembro de 2025
Na estreia de Gattuso, Itália supera a retranca da Estônia e começa recuperação nas Eliminatórias

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·05 de setembro de 2025
Na estreia de Gennaro Gattuso na área técnica, a seleção italiana superou o nervosismo e a postura defensiva da Estônia para vencer em Bérgamo e iniciar a sua reação nas Eliminatórias. Depois de esbarrar no goleiro adversário no primeiro tempo, a Azzurra deslanchou na etapa final e goleou em casa por 5 a 0.
Apesar da vitória, a Itália permaneceu na terceira colocação do Grupo I e seguiu a seis pontos de desvantagem para a Noruega. Na próxima rodada, a seleção enfrenta Israel em duelo direto pela vice-liderança.
A Itália entrou em campo pressionada pelo desempenho ruim na estreia das Eliminatórias, mas ganhou um ânimo novo com a mudança de comando e o início do trabalho de Gennaro Gattuso. O ex-volante recebeu as boas-vindas da torcida, mas logo viu o drama aumentar com a ausência do gol.
A Azzurra pressionou desde cedo e sufocou a seleção da Estônia. Politano e Retegui finalizaram as primeiras chances de perigo, mas não acertaram o alvo. Quando o ataque italiano acertou a pontaria, o goleiro Hein apareceu como herói dos visitantes.
Aos 19, Zaccagni finalizou forte e Heim defendeu. No rebote, Dimarco apareceu para completar, mas novamente o goleiro da Estônia evitou a abertura do placar.
Depois do abafa inicial da Itália, a Estônia aproveitou algumas desatenções do sistema defensivo da Azzurra para tentar surpreender. Apesar de alguns sustos dos visitantes, a seleção italiana continuou no controle da partida, mas sem a mesma confiança para construir.
Antes do intervalo, os donos da casa ainda tiveram mais duas oportunidades claras de ampliar. Em tabela pelo meio, Moise Kean entrou de frente para o gol e mandou por cima da meta adversária. Pelo alto, Retegui testou a última chance italiana e Heim fez mais uma defesa.
Sem outra alternativa, a Itália voltou do intervalo com o mesmo ímpeto e tentando deixar de lado o nervosismo. Com maior volume ofensivo no lado esquerdo, a Azzurra voltou a sufocar a defesa adversária e, desta vez, destravou o placar.
Aos 13 minutos, Dimarco cruzou no primeiro poste, Retegui desviou e Kean entrou no segundo poste para vencer a muralha da Estônia e aliviar a apreensão nas arquibancadas.
Mais leve após abrir o placar, a Itália passou a jogar com mais conforto e quase ampliou no lance seguinte. Após lançamento de Politano, Kean atropelou o marcador, limpou na perna direita e carimbou o poste.
A Itália deslanchou depois de marcar o primeiro e, após a bola na trave, não demorou para ampliar. Em boa trama pelo meio, Giacomo Raspadori tocou para Retegui estufar as redes da sua antiga casa em Bérgamo.
Dois minutos depois, Politano trabalhou como garçom e cruzou para Raspadori aumentar o placar. Embora o resultado definido, os atacantes italianos aproveitaram a porta aberta para transformar a vitória em goleada.
Aos 43, Bastoni descolou lançamento, Cambiaso cruzou e Retegui marcou mais um. O próprio zagueiro Bastoni aproveitou cobrança de escanteio curta para fechar o placar.