Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo | OneFootball

Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo | OneFootball

Icon: MaisQueUmJogo - MQJ

MaisQueUmJogo - MQJ

·09 de abril de 2021

Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo

Imagem do artigo:Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo

O sorteio da Copa Libertadores nesta sexta-feira apresenta em seu pote 4 um ilustre desconhecido. Trata-se do Always Ready da Bolívia, que disputa o torneio pela segunda vez. Teoricamente os torcedores dos clubes brasileiros que disputarão o torneio, como Flamengo e Fluminense, vão esfregar as mãos e torcer para as bolinhas colocarem o Always Ready sem suas rotas. Afinal de contas ninguém o conhece e tem tudo para ser tranquilo. Entretanto não é bem assim. O Always Ready é dono do segundo estádio mais alto do mundo e a altitude não costuma fazer bem aos brasileiros.

Imagem do artigo:Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo

Vídeos OneFootball


O Flamengo, por exemplo, já viu seus jogadores em um passado recente desmaiarem em campo. Caso de Renato Augusto por exemplo, que em 2007 precisou de máscara de oxigênio. Em 2012, Vanderlei Luxemburgo, na beira do gramado, quase desmaiou e desfalcou o Rubro-Negro. Em comum o adversário: o Real Potosí, que joga a 4.000 mil metros de altitude.

– Precisamos respirar com a ajuda de aparelhos e sofremos muito. Foram dois dias que pareciam não ter fim. No dia do jogo foi um pesadelo e olha que nos preparamos – relembrou Renato Augusto.

Potosí e Quito: ‘baixinhas’ perto do Always Ready

Imagem do artigo:Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo

O Fluminense viu o sonho de ganhar a Libertadores esbarrar na altitude de Quito na final de 2008. Quando percebeu que estava no jogo n a decisão contra a LDU o Tricolor já estava sendo goleado. Perdeu a ida por 4 a 2 na capital equatoriana e isso foi decisivo.

– A altitude realmente pesou muito. Nenhum esporte é disputado nessas condições. Somente o futebol permite isso – bradou na época Renato Gaúcho, então treinador do Fluminense.

Potosí, que derrubou os flamenguistas, tem 4.067 metros de altitude. Quito, algoz do Fluminense, “apenas” 2.800 metros. Já o Estádio Municipal de El Alto, cidade onde joga o Always Ready, tem 4.150 metros de altitude. Assim deve provocar um verdadeiro trauma nos times que lá visitarem. Mesmo que não caia na chave dos cariocas, pode cruzar o caminho deles em outras fases.

A fragilidade deste rival deve pesar apenas quando ele joga fora de casa. Mas atuando diante de sua torcida, dificilmente vai dar vida fácil a seus rivais. Vale lembrar que o campo mais alto do mundo é o Estádio Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, no Peru, e casa do Unión Minas a 4.378 acima do nível do mar. Mas o time peruano não está no torneio.

Always Ready disputou amistosos no Brasil

Imagem do artigo:Na rota de Fla e Flu… Time da Bolívia na Libertadores tem 2º estádio mais alto do mundo

Campeão boliviano, o Always Ready chegou a fazer pré-temporada no Brasil em janeiro. Inclusive contratou o atacante Mascote, destaque do Atibaia.

Nos jogos no Brasil o time chegou a apresentar um bom futebol. Estreou perdendo por 2 a 0 para a Portuguesa. Mas se recuperou e surpreendeu o Santos B ganhando por 2 a 0. Em seguida veio a derrota por 3 a 0 para o Atibaia. Ficou no empate com a Inter de Limeira por 1 a 1. Além disso perdeu do Audax, por 2 a 1, e em seu último jogo empatou 1 a 1 com o Sub-20 do Palmeiras.

Na Libertadores o time disputou jogos apenas em 1968 e integrou um grupo com o também boliviano Jorge Wilstermann e com os peruanos Universitario e Sporting Cristal. Seu único pontinho veio do empate por 1 a 1 com o Sporting Cristal. Perdeu outros quatro jogos e o ponto do empate por 1 a 1 com o outro time da Bolívia na chave foi perdido pela escalação irregular de um atleta. Agora terá na Libertadores o maior desafio de sua história e a chance de se redimir.

Saiba mais sobre o veículo