Leonino
·19 de janeiro de 2026
Nani recebeu proposta de clube que joga na Europa, mas ex Sporting recusou

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·19 de janeiro de 2026

O Aktobe, emblema do Cazaquistão que disputou as pré-eliminatórias da Liga Conferência, ofereceu a Nani a possibilidade de regressar aos relvados de forma profissional. Ainda assim, o jogador optou por recusar a proposta, mantendo a sua decisão de afastamento em definitivo do futebol ao mais alto nível.
Nani tem fechada a porta para voltar, tendo comunicado formalmente a decisão ao emblema cazaque. A recusa do jogador evidencia a clareza das suas intenções e a prioridade que atribui ao afastamento das quatro linhas, mantendo apenas a ligação ao desporto de forma indireta e familiar.
O ex-internacional português terminou a carreira no início da última temporada, após dez jogos pelo Estrela da Amadora. Entre os feitos marcantes, incluem-se 112 jogos pela seleção nacional e a conquista do título do Euro 2016. Nani deixa assim uma carreira consolidada, com impacto histórico tanto a nível nacional como internacional, mantendo-se uma referência para os jovens jogadores e para os adeptos do Sporting.
O sobrinho de Nani, Leonardo Varela, tem vindo a destacar-se na equipa de sub-17 dos leões. Em 13 jogos oficiais divididos em 887 minutos, o médio-criativo tem três golos marcados, sendo que dois nos últimos confrontos frente a Académica e Torreense.
Nani teve três passagens distintas pelo Sporting: A primeira entre 2005 e 2007, a segunda na temporada de 2014/2015 e a terceira e última em 2018/2019. O atleta formado em Alcochete marcou 33 golos em 141 jogos de leão ao peito, conquistando três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.









































