Não volta! Volante está fora dos planos do Bahia após três empréstimos | OneFootball

Não volta! Volante está fora dos planos do Bahia após três empréstimos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·19 de dezembro de 2025

Não volta! Volante está fora dos planos do Bahia após três empréstimos

Imagem do artigo:Não volta! Volante está fora dos planos do Bahia após três empréstimos

O departamento de futebol do Bahia segue trabalhando no planejamento do elenco para 2026 e, para isso, também precisa definir o futuro de atletas que estavam emprestados. O volante Miqueias, que passou as últimas temporadas cedido a outras equipes, não faz parte dos planos da comissão técnica em seu último ano de contrato.

Após uma sequência de três empréstimos — vestindo as camisas de Criciúma, Ituano e América-MG —, o jogador de 24 anos recebeu o aval para buscar um novo destino em definitivo, ou uma nova cessão por empréstimo até o fim de 2026, quando será encerrado seu vínculo com o Esquadrão.


Vídeos OneFootball


A decisão faz parte da estratégia de redução no quadro de atletas que não possuem perspectiva de aproveitamento imediato, nem futuro. Com o contrato se aproximando do fim e sem o potencial técnico para disputar espaço no meio-campo, a diretoria tricolor optou por não reintegrar o atleta nem mesmo para a disputa do Baianão.

Contrato renovado antes de 2023 e perda de espaço no Bahia

Miqueias chegou ao Tricolor de Aço com expectativas nas divisões de base, mas nunca conseguiu se firmar como uma peça de rotação constante no time principal.

Sua última passagem de maior destaque foi na Série B, onde acumulou minutos. Com Paiva, também foi usado em alguns jogos, mas não o suficiente para convencer o departamento de futebol tricolor de que poderia ser útil na elite nacional.

Miqueias teve seu contrato renovado no fim de 2022, mas demorou poucos meses para que o Grupo City entendesse que o meio-campista não faria parte dos planos. A partir daí, os empréstimos consecutivos começaram a ocorrer.

O setor onde o volante atua é, atualmente, um dos mais qualificados do grupo, com nomes como Caio Alexandre, Acevedo, Jean Lucas, Erick e Rodrigo Nestor, uma concorrência que se tornou proibitiva até mesmo para jogadores mais experientes como Rezende.

O foco do clube é elevar o patamar físico e técnico do plantel, priorizando atletas que se encaixem no modelo de jogo de alta posse de bola e força exigido para o calendário de 2026.

O futuro do volante e outros emprestados do Bahia

A tendência é de que Miqueias já possua negociações em andamento neste momento, tendo em vista o alto número de jogos pela Série B nos últimos anos. Em 2025, por exemplo, ele defendeu o América Mineiro em 39 partidas ao longo da temporada; no ano passado, foram 44 jogos pelo Ituano.

Enquanto define as saídas, o Bahia também trabalha para definir a situação de outros jogadores que pertencem ao clube e estão retornando de cessões temporárias. O objetivo é evitar que o elenco fique inflado com atletas que não serão utilizados por Ceni.

Nomes como Dênis Júnior, Matheus Bahia, Marcos Victor, Vitor Hugo, Jota estavam emprestados e ainda possuem futuro indefinido.

Dentre eles, a negociação mais avançada é a do experiente zagueiro Vitor Hugo, que pode permanecer no Atlético-MG em definitivo.

Outro jogador com futuro já decretado é Rafael Ratão, este que gerou uma venda de quase R$ 13 milhões e jogará no futebol da China a partir de 2026.

Saiba mais sobre o veículo