Portal dos Dragões
·29 de agosto de 2025
Negócio fechado: Kiwior reforça FC Porto e o valor pode chegar aos 27 milhões

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·29 de agosto de 2025
O FC Porto e o Arsenal chegaram a acordo para a transferência de Jakub Kiwior, revela Fabrizio Romano esta sexta-feira. O internacional polaco, de 25 anos, chega por empréstimo até ao final da época em curso, com uma obrigação de compra prevista para o verão de 2026, num negócio que pode atingir os 27 milhões de euros.
Segundo o jornalista italiano e especialista em transferências, a taxa de empréstimo será de dois milhões de euros, enquanto a obrigação de compra está fixada em 17 milhões.
Assim, entre empréstimo e aquisição definitiva contabilizam-se 19 milhões de euros, montante que poderá subir até aos 27 milhões mediante o alcance de objetivos vinculados ao rendimento desportivo do defesa polaco.
A direção do FC Porto já tinha chegado a entendimento com Jakub Kiwior, faltando apenas a autorização do Arsenal para a saída de um jogador que, apesar de não ser imprescindível, era considerado útil por Mikel Arteta.
No entanto, os responsáveis do Arsenal terão concretizado a contratação de Piero Hincapié ao Bayer Leverkusen, permitindo assim abrir mão do internacional polaco, capaz de atuar tanto como lateral-esquerdo como como defesa-central.
Defesa mais caro da história
Com um investimento que pode chegar aos 27 milhões de euros, o FC Porto assegura a chegada de Jakub Kiwior, que sobe diretamente ao topo dos defesas centrais mais dispendiosos da história do futebol português.
De acordo com os registos do Transfermarkt, é atualmente David Carmo quem lidera esse ranking, tendo custado mais de 20 milhões de euros aos dragões, proveniente do Sp. Braga.
Seguem-se Zeno Debast, contratado pelo Sporting ao Anderlecht há um ano por 15,5 milhões de euros, e Nicolás Otamendi, que chegou ao Benfica no verão de 2020 por 15 milhões de euros.
Jakub Kiwior torna-se igualmente o décimo reforço do FC Porto para a temporada 2025/26, elevando para dez o número de caras novas no plantel e formando, em teoria, dupla com o compatriota Jan Bednarek, que também se transferiu para Portugal este verão.
Pablo Rosario, proveniente do Nice, foi anunciado como reforço dos dragões na manhã de ontem, quinta-feira, e junta-se aos reforços já confirmados: Victor Froholdt (Copenhaga), Gabri Veiga (Al Ahli), Alberto Costa (Juventus), Borja Sainz (Norwich), Jan Bednarek (Southampton), Dominik Prpić (Hajduk Split), Luuk de Jong (a custo zero) e João Costa (Estrela da Amadora).
Villas-Boas tinha afirmado, em julho, aquando da apresentação de Francesco Farioli como sucessor de Martín Anselmi, que o FC Porto poderia estar perante o “maior mercado da sua história” e que já haviam sido investidos mais de 100 milhões de euros em reforços – montante que inclui Kiwior.
: