Fala Galo
·08 de setembro de 2025
Nesse dia de Galo, nascia Bernard, o menino prodígio

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·08 de setembro de 2025
Foto: Bruno Cantini / Atlético Por: Betinho Marques
Bernard Anício Caldeira Duarte, mais conhecido como Ben 10 ou alegria nas pernas, é um meio-campista revelado nas categorias de base do Atlético.
Chegou às categorias de base do Alvinegro em 2008 na equipe juvenil. Integrou também o grupo júnior, até ser repassado em 2010 ao Democrata de Sete Lagoas em uma parceria dos dois clubes. Com 14 gols, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão e despertou interesse do técnico Dorival Júnior, que chamou o jogador para integrar o grupo profissional do Galo na temporada de 2011.
“Durante boa parte daquela temporada, dividiu as atenções entre o grupo principal e o júnior. No time de baixo, foi o capitão, campeão e melhor jogador do Torneio ICGT disputado pelo Atlético na Holanda. Já nos meses de julho e agosto, fez parte da campanha do pentacampeonato da Taça BH de Futebol Júnior. Foi dele o gol que garantiu o título na decisão contra o Fluminense.”
“Com a saída do técnico Dorival Júnior e a chegada de Cuca, o meia-atacante passou a ter mais chances no time titular. Na reta final do Campeonato Brasileiro, tornou-se titular absoluto da equipe, sempre oferecendo perigo aos adversários com jogadas em velocidades e em profundidade pelas pontas. Ao final da temporada, foi eleito a revelação do ano do Troféu Guará, prêmio concedido aos melhores jogadores do futebol mineiro no ano. Segundo empresa Pluri Consultoria, o atleta teve uma valorização superior a 500% somente no ano de 2011.”
O ano da consolidação
O ano de 2012 marcou a sua consolidação no time atleticano. Logo na primeira partida do Galo na temporada, o jogador marcou um belo gol de falta na vitória sobre o Boa Esporte, o primeiro como profissional pelo Atlético. Na terceira rodada do Campeonato Mineiro, marcou mais um gol, mas desta vez, sobre a Caldense. Na mesma partida, teve uma contusão que o afastou dos gramados por dois meses.
Decisivo na reta final do Estadual, marcou dois gols na final contra o América, garantindo o 41° título para o Atlético. Um dos lances emblemáticos de Bernard em 2012 foi na vitória contra o Grêmio, ao dar um chapéu e servir a Jô que marcou o tento do jogo, o lance foi repercutido no mundo todo, inclusive pela FIFA.
Em 2013, na Libertadores, Ben 10 fez um hat-trick contra o Arsenal de Sarandi, numa vitória contundente do Galo por 5×2. O meia-atacante estava bem acompanhado de R10 e companhia, mas ninguém, jamais, poderá tirar o brilho do garoto que iniciou no Comercial do Barreiro, ele estava em estado de graça.
O tempo correu, Bernard foi peça importante da Libertadores de 2013 – inclusive dando a assistência do gol de Leonardo Silva -, ganhou o Mineiro daquele ano e foi vendido ao Shakhtar Donetsk da Ucrânia por cerca de R$77 milhões. Em sua despedida do clube, o camisa 11 chorou e afirmou que se dependesse dele, faria um contrato vitalício com o Atlético e desejava o retorno ao clube.
“A torcida do Atlético-MG fez tudo por mim. O carinho que ela teve comigo foi algo que eu não tinha visto ainda. Se hoje eu estou saindo do Atlético-MG é pela ajuda que a torcida me deu. Tenho que agradecer a Deus por ter tido a oportunidade de vestir essa camisa. Tenho certeza que não acaba por aqui. Quero deixar um até logo, porque é uma coisa que quero dar sequência.”
A volta
E Bernard voltou com muita história e depois ter jogado a Copa de 2014 no Brasil. Após boa passagem também pelo Everton (Inglaterra), passou Al-Sharjah (Emirados Árabes) e Panathinaikos (Grécia). Em fevereiro de 2024, foi anunciado pelo Galodisse novo reforço.
Embora a expectativa fosse alta para todos, o garoto da “alegria nas pernas” não conseguiu até aqui replicar sua primeira passagem, o que frustra e tem deixado o torcedor atleticano sem respostas e atônito sobre o baixo rendimento de Bernard.
Com a volta de Sampaoli, um novo ar chega na Cidade do GALO e, quem sabe, o aniversariante da data possa reencontrar seus bons momentos com o manto atleticano e reviver os momentos de menino prodígio atleticano.
Ficha Técnica
APROVEITE E LEIA TAMBÉM:
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok