Jogada10
·21 de outubro de 2025
Newcastle aproveita falhas do Benfica e volta a vencer na Champions

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·21 de outubro de 2025
O Newcastle fez valer o seu favoritismo nesta terça-feira, 21/10 diante do Benfica, pela terceira rodada da Champions League. Jogando em casa, no St. James’ Park, os Magpies venceram os encarnados por 3 a 0. Barnes fez dois gols. Mas o destaque foi Anthony Gordon, que abriu o placar após grande jogada de Bruno Guimarães e deu o passe para o terceiro gol. Com o resultado, o Newcastle chega aos seis pontos e começa a se aproximar do Top 8, que garante vaga direta para as oitavas de final da competição.
Já o Benfica vive momento muito complicado. A equipe, agora comandada por José Mourinho — que assumiu há um mês no lugar de Bruno Lage —, sofreu sua terceira derrota consecutiva, com nenhum ponto somado. Antes, havia perdido para o Qarabag e para o Chelsea.
Nesta fase da Liga, 36 times disputam oito rodadas em formato suíço. Ao final, os oito primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final. Mas as equipes que terminarem entre o 9º e o 24º lugares disputam a repescagem (oito confrontos eliminatórios), e os vencedores desses duelos também avançam às oitavas. Os perdedores são eliminados, assim como os times que terminarem entre o 25º e o 36º lugares.
Gordon vibra após marcar contra o Benfica. Atacante agora soma quatro gols em três jogos nesta Champions. Foto: Carl Recine/Getty Images
O Newcastle procurou mais o jogo e conseguiu boas incursões ofensivas, mas sofreu com os contra-ataques do Benfica, que criou algumas jogadas perigosas, sempre com Lukebakio, que obrigou o goleiro Pope a fazer duas boas defesa e, numa terceira, mandou na trave do goleiro inglês.
Mas quem foi para o intervalo em vantagem foi o Newcastle. Aos 32, Bruno Guimarães enxergou a infiltração de Murphy pela direita e fez um lançamento rasteiro em profundidade. O camisa 23 foi até a linha de fundo e cruzou para Gordon, livre na pequena área e sem marcação. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. Foi seu quarto gol em três jogos de Champions. Assim, a equipe que teve maior posse de bola (55%) e finalizou mais vezes (5 a 4) foi para o intervalo em vantagem.
Veio o segundo tempo e, apesar de Lukebakio aparecer em lance de perigo para o Benfica, o Newcastle era superior, pressionando e sempre rondando a área dos portugueses, que fizeram péssima etapa final. Aos 26, o goleiro Pope deu um chutão para a frente. António Silva falhou feio e Barnes agradeceu para ampliar o placar. A defesa seguiu errando e Gordon agradeceu. Dominou, viu Barnes bem colocado e tocou para seu companheiro fazer o terceiro gols inglês aos 38. E por pouco não saiu de campo levando uma goleada histórica, com Botman, Elanga, Joelinton e Barnes perdendo chances clasíssimas.