OneFootball
Ian Chicharo Gastim·15 de novembro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
Ian Chicharo Gastim·15 de novembro de 2020
Quando você pensa em qual brasileiro tem mais gols na Europa, é natural que nomes como os de Neymar, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison venham na sua cabeça.
Mas se a gente te falar que o jogador que está na ponta da artilharia brazuca no velho continente não é nenhum deles. E ele, muito menos, joga numa liga de elite na Europa.
Estamos falando de Gabriel Ramos, atacante do Torpedo Zhodino, da Bielorrússia, país que é o 90º no ranking da Fifa.
Com passagens pela base do Flamengo e do Bahia, o jogador de 24 anos faz a sua temporada de estreia no país e já acumula dez gols na atual edição do Campeonato Bielorrusso, o que deixa ele como o brasileiro com mais bolas na rede até agora.
Para se ter uma ideia, Neymar tem apenas 2 gols na atual temporada da Ligue 1.
Mesmo com o bom desempenho, Gabriel Ramos está apenas no 31º lugar, com 15 pontos, do ranking da Chuteira de Ouro, que premia o atacante com mais gols na Europa.
Para equilibrar a disputa, pois, convenhamos, marcar gols na Bielorrússia é bem mais fácil que na Premier League, por exemplo, os campeonatos são submetidos a um coeficiente que nivela os torneios. O da Bielorrússia é 1,5.
Vale lembrar que o Brasil não fatura a Chuteira de Ouro desde a temporada 2001/2002, quando Jardel foi o goleador máximo da Europa, jogando pelo Sporting, de Portugal.
O ex-centroavante do Grêmio também levou o prêmio em 1998/1999. Além dele, o hoje empresário Ronaldo Fenômeno também venceu a disputa, quando jogava pelo Barcelona, na temporada 1996/97.
Quem lidera a corrida nesta temporada é Maksim Skavysh, do BATE Borisov, da Bielorrússia, mas Robert Lewandowski já é o terceiro na lista.
Confira a seguir o top-🔟:
Foto de destaque: Divulgação/Torpedo Zhodino