Jogada10
·13 de fevereiro de 2026
Neymar polemiza com crítica nas redes e reforça discurso contra gramado sintético

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·13 de fevereiro de 2026

Ausência dentro das quatro linhas, Neymar não passou despercebido na noite da última quinta-feira (12) durante a derrota do Santos por 2 a 1 para o Athletico. O camisa 10 se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo e acabou poupado pelo Peixe devido ao gramado da Arena da Baixada — tema, inclusive, que o colocou sob os holofotes.
O camisa 10 usou as redes sociais para criticar as condições do gramado da Arena, em Curitiba. Vale destacar que o camisa 10 é contrário a esse tipo de superfície — proibido na Europa, por exemplo — no futebol.
“Praticar futebol nesse campo é quase impossível”, escreveu o astro. Em questão de horas, o post já acumulava mais de 38 mil curtidas, dois mil reposts e, em média, a mesma quantidade de respostas.
Em campo, a equipe mandante superou o Peixe por 2 a 1, já no apagar das luzes. Julimar converteu pênalti no início da partida, Thaciano empatou ainda no primeiro tempo e Viveros garantiu o resultado aos 45 minutos da etapa final.
O clube avaliou o momento físico do atleta e optou por não expô-lo ao piso sintético nesta etapa final do processo de retorno. Até porque esse tipo de gramado pode contribuir com lesões, então o departamento médico, aliado à comissão, concluiu que era melhor preservá-lo.
O debate acerca do tema sobre o uso ou não da grama sintética nos estádios não é novo. Em 2025, o camisa 10 conduziu mobilização ao lado de Gabigol, Lucas e Thiago Silva contra o uso desse gramado no futebol brasileiro. A repercussão à época ainda abrangeu outros nomes relevantes do meio.
Estima-se que o camisa 10 estreie oficialmente na temporada santista no próximo dia 15 de fevereiro, contra o Velo Clube, na última rodada da primeira fase do Paulistão. Na sequência, já pelo Brasileirão, o Santos encara o Vasco da Gama, dia 26, às 19h.









































