Gazeta Esportiva.com
·28 de janeiro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·28 de janeiro de 2024
Nigéria e Angola são os dois primeiros classificados para as quartas de final da Copa Africana de Nações, na Costa do Marfim, depois de suas respectivas vitórias sobre Camarões (2 a 0) e Namíbia (3 a 0), neste sábado. Os dois países se enfrentarão por uma vaga nas semifinais na próxima sexta-feira, às 14 horas (de Brasília).
No Estádio Félix Houphouet-Boigny, a Nigéria venceu com uma dobradinha de Ademola Lookman, jogador da Atalanta. Ele marcou o primeiro, aos 36 minutos, após receber um passe de Victor Osimhen e, depois, finalizando um cruzamento da esquerda de Calvin Bassey, já aos 45 minutos da etapa final.
“Foi uma grande atuação da equipe. Lutamos bem desde o primeiro minuto até os 100 minutos”, disse Lookman após a partida.
Em Bouaké, no Estádio da Paz, a seleção de Angola derrotou a Namíbia por 3 a 0 com uma dobradinha de Gelson Dala e um gol de Mabululu. Com a vitória, se classificou pela terceira vez na história para as quartas de final da competição.
O goleiro angolano Neblu impediu um gol por cobertura do zagueiro Gaspar, mas avançou demais e foi expulso por colocar a mão na bola fora da área, com apenas 17 minutos de bola rolando. Apesar da desvantagem numérica, os jogadores do técnico Pedro Gonçalves abriram o placar aos 38 minutos numa bela jogada, em que Gilberto lançou nas costas da defesa para o capitão Fredy, que cruzou e encontrou o autor do gol, Gelson Dala.
Dois minutos depois, as coisas melhoraram ainda mais para Angola. O zagueiro Lubeni Haukongo recebeu o segundo cartão amarelo por cometer falta sobre Mabululu e deixou as duas seleções com dez em campo.
E, para a alegria da torcida angolana, em uma cobrança de falta, aos 42 minutos, Fredy colocou a bola na cabeça de Dala, que ampliou. O angolano se tornou o vice-artilheiro do torneio, atrás do guineense Emilio Nsue, com cinco gols. No segundo tempo, Mabululu marcou o terceiro de Angola com um chute certeiro, aos 21 minutos.