OneFootball
·17 de dezembro de 2025
😳 Nigéria vai à Fifa para ocupar vaga de rival na repescagem pela Copa

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·17 de dezembro de 2025

Eliminada no campo pela República Democrática do Congo na repescagem africana, a Nigéria apresentou denúncia à Fifa contra a rival por suposto uso de atletas em condições irregulares durante as Eliminatórias.
Uma possível punição poderia garantir a presença das Super Eagles na final da repescagem mundial contra Nova Caledônia ou Jamaica valendo vaga na Copa do Mundo de 2026.
A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) questiona a elegibilidade de alguns atletas que nasceram em países da Europa, mas adotaram a nacionalidade da República Democrática do Congo para defender o país em torneios oficiais.
Segundo a denúncia nigeriana, entre seis e nove atletas não concluíram o processo de renúncia aos seus passaportes europeus, o que é exigência da legislação congolesa, antes de poder representar o país.
"As regras do Congo dizem que não é permitido ter dupla nacionalidade. Há muitos jogadores com passaportes europeus, alguns franceses, outros holandeses. As regras são muito claras. Não podemos dizer muita coisa agora, mas já submetemos nosso protesto à Fifa", disse o Mohammed Sanusi, secretário-geral da NFF.

Na visão da Nigéria, a entidade máxima do futebol foi induzida ao erro ao autorizar a presença de atletas supostamente sem condições de jogo:
"As regras da Fifa são diferentes das regras da RD Congo, por isso a FIFA os liberou. O regulamento da FIFA diz que, uma vez que você tenha o passaporte do seu país, você é elegível. Para a FIFA, eles são elegíveis, e por isso foram liberados."
A Nigéria já se beneficiou de uma punição na fase de grupos das Eliminatórias após a África do Sul perder três pontos por conta da escalação de Teboho Mokoena, que deveria ter cumprido suspensão, contra Lesoto.
Tal punição fez a seleção de Osimhen & Cia. voltar a ter chances reais de vaga direta ao Mundial restando duas rodadas - estava virtualmente eliminada.
A vaga ficou com a própria África do Sul, mas a Nigéria garantiu um dos melhores segundos lugares e derrotou o Gabão antes de encarar os Leopardos pela vaga da África na repescagem mundial.

A República Democrática do Congo busca disputar apenas a segunda Copa de sua história.
Só esteve presente na de 1974 quando ainda se chamava Zaire, e caiu no grupo do Brasil. Perdeu os três jogos, sem marcar gols.
A Nigéria, por sua vez, disputou seis vezes o Mundial, avançando às oitavas em 1994, 1998 e 2014. Participou pela última vez em 2018, na Rússia.
Fotos: Federação de Futebol da República Democrática do Congo









































