Gazeta Esportiva.com
·07 de fevereiro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de fevereiro de 2024
Nesta quarta-feira, a Nigéria venceu a África do Sul nos pênaltis (4 a 3) após empatar por 1 a 1 em partida válida pela semifinal da Copa Africana de Nações. O jogo foi realizado no Estádio de Bouaké, na Costa do Marfim.
Classificada para a final da competição, a Nigéria enfrenta o vencedor do jogo entre Costa do Marfim e Congo, que será realizado nesta quarta, às 17h (de Brasília). Já a África do Sul disputa o terceiro lugar do torneio contra o perdedor da outra semi.
A disputa pelo bronze será realizada neste sábado, no Estádio Felix Houphouet-Boigny. E a grande final está marcada para o domingo, no Estádio Olímpico de Ebimpé. Ambos os jogos estão marcados para as 17h, na Costa do Marfim.
A Nigéria voltou melhor no segundo tempo e abriu o placar com William Troost-Ekong, de pênalti, aos 22 minutos. Osimhen fez grande jogada, protegeu a bola, passou por três jogadores e sofreu a falta de Mothobi Mvala. O capitão não desperdiçou e fez o primeiro gol.
Aos 39 minutos da etapa complementar, Osimhen fez o segundo, mas o árbitro anulou, após intervenção do VAR, por falta de Alhassan Yusuf em Percy Tau no início da jogada, dentro da área da Nigéria, o que resultou em pênalti para a África do Sul. Teboho Mokoena converteu e levou a decisão para a prorrogação.
No segundo tempo adicional, aos 10 minutos, Grant Kekana fez falta em Terem Moffi, que avançava com chance clara de gol. Chamado pelo VAR, o árbitro expulsou o atleta da África do Sul. Apesar da diferença numérica, a prorrogação terminou empatada.
Nas penalidades, o goleiro Stanley Nwabali foi o herói da classificação da Nigéria por 4 a 3. Ele defendeu a primeira cobrança, feita por Teboho Mokoena, e a terceira, de Evidence Makgopa.