AS Monaco
·13 de janeiro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsAS Monaco
·13 de janeiro de 2021
Tudo está indo bem para o AS Monaco no começo de 2021, com duas vitórias em dois jogos. A mais recente, contra os Angers, permitiu que Wissam Ben Yedder e seu colegas subissem para a quarta posição na tabela. Niko Kovic, que elogiou a performance dos Rouge et Blanc após a partida, considerou o jogo como o melhor da equipe desde o começo da temporada. Antes da viagem para Hérault nessa sexta-feira para enfrentar o Montpellier (às 17h no horário de Brasília, com os portões fechados) o técnico croata deu a tradicional coletiva de imprensa pré-jogo.
É uma partida importante a frente. Se vocês vencerem, estarão oito pontos a frente do Montpellier…
Sim, esse é um jogo importante para gente. Por enquanto, estamos cinco pontos na frente deles, portanto é uma oportunidade para nos distanciarmos mais deles. Nosso objetivo é jogar bem e acima de tudo vencer. Eles estão em uma fase difícil, como nós estivemos em dezembro. Nós nos recuperamos bem. Espera-se que o Montpellier se esforce para sair dessa fase. Quando se trata dos nossos interesses, eu estou olhando mais para trás do que para frente. Acima de tudo, espero que não sejamos ultrapassados. Espero um grande jogo pelos jogadores, o último confronto contra eles, em outubro, não teve uma performance satisfatória. Espero que seja melhor que o contrário – precisamos seguir adiante.
O time tem sido um pouco inconsistente desde o começo da temporada. Como vocês podem jogar no mesmo nível, como contra os Angers?
Quando eu cheguei, disse a vocês que precisava de tempo. Desde então, nós tivemos altos e baixos. No meio da temporada estamos em quarto lugar. O time sabe o que espero deles, às vezes falamos disso entre a gente. Quero todos os onze jogadores defendendo. Após o jogo contra os Angers, nós ficamos muito felizes. Nós precisamos repetir esse tipo de performance todo jogo. Esse é o nível que queremos mostrar no restante da temporada, mesmo que não seja fácil mantê-lo nos 90 minutos. Trabalhamos todos os dias para progredir. O próximo jogo não vai ser fácil.
Wissam Bem Yedder tem sido menos eficiente do que no começo da temporada. O que você está fazendo para encorajá-lo?
Wissam é o nosso capitão, nós estamos o ajudando a reencontrar o caminho para os gols. Ele é um goleador, então é óbvio que ele quer marcar. Eu também expliquei para ele que é em parte graças a ele que o Kevin (Volland) está indo bem. Ele corre demais e dá o melhor que pode para o time. Você ficar surpreso, mas na minha opinião contra os Angers foi a melhor partida de Wissm na temporada, especialmente no setor defensivo. Ele teve um papel importante nessa vitória. Na minha opinião, um artilheiro não é apenas para marcar. Ele é o primeiro defensor que entende isso muito bem. Ele vai marcar em breve, não tenho dúvidas disso.
Como ele lidou com essa recente falta de forma?
Eu não posso dizer que ele está feliz porque ele não está marcando, mas ele não está abatido também. Ele treina sério, sempre dá o melhor de si. Ele é um grande profissional. Ele nos ajuda a cada jogo, nós somos um time. Nós ganhamos juntos, nós perdemos juntos, nós não lembramos apenas de performances individuais.
As principais equipes não ganharam na casa do Monaco na primeira parte da temporada…
É difícil prever e dizer que esse pode ser um jogo decisivo, infelizmente eu não sei o que vai acontecer. Nós estamos tentando melhorar jogo após jogo. Agora nós já jogamos contra todos os times da liga. O time está progredindo e o relacionamento deles melhorou durante a temporada. Contra o Lyon, foi um jogo especial e contra o Lens, pelo caráter da partida, também. Mas quanto aos outros, nós não ficamos muito longe de conseguir resultados, ficou pelos detalhes. Nós continuamos competitivos. Contra o Montpellier é um jogo importante, nós precisamos trazer os três pontos. Espero um grande jogo contra o Montpellier.
Cesc Fàbregas ainda está machucado?
Ele não vai para o jogo na sexta-feira, nós não queremos arriscar. Essa lesão na panturrilha precisa de tempo para curar. Ele é um jogador experiente, ele conhece o próprio corpo. No momento não temos uma data para o seu retorno.
Sofiane Diop vem sendo uma revelação desde o começo da temporada…
Sim, ninguém podia esperar tamanho progresso. Tem outros exemplos de jogadores indo por empréstimo para a segunda divisão e jogando assim. O tempo que ele passou no Sochaux o fez muito bem, me lembrou da minha experiência no Hertha Berlin, na segunda divisão alemã, quando eu era jogador. Ele progrediu muito rápido, é muito habilidoso com a bola. Ele foi bom no campo defensivo contra os Angers e isso é o que espero dele. No futebol moderno você precisa ser bom em todas as áreas do jogo. Espero que ele mantenha esse nível.
Você está preocupado com o futebol francês? Hoje em dia não é fácil com os estádios vazios e com o caso da Mediapro…
Eu estou focado no campo, mas sei o que está acontecendo. Não é bom para o futebol e para os espectadores. Esse é um momento bem difícil na França e espero que encontremos as soluções corretas. Seria um desastre não ver o Campeonato Francês na TV.
A diminuição dos salários é um tema na conversa entre os seus jogadores?
Não, nós não falamos sobre isso. No momento, tudo está bem, mas eu não sei o que vai acontecer nos próximos meses. Oleg Petrov (vice-presidente e diretor geral) e Paul Mitchell (diretor esportivo) estão cuidando disso. Nós estamos preocupados, todos temos interesse em ver o futebol seguindo em frente.
É desafiador treinar em La Turbie com as obras acontecendo?
Às vezes sim, quando você explica as instruções durante o treino, nem sempre é fácil de entender. Nós tentamos alternar os treinos entre o centro de treinamentos e o estádio Louis II. La Turbie é mais alto então é um pouco mais frio no momento, é por isso que adiamos o treino. Em seis meses as obras ficarão para trás.
Benjamin Lecomte voltou a ser seu primeiro goleiro?
Futebol ainda é uma competição. Benjamin Lecomte está de volta. Após duas semanas de treino, nós escolhemos relacioná-lo contra os Angers. É uma situação boa para gente. Permite aos goleiros trabalhar ainda mais. Nós precisamos ter três atletas competitivos, porque essa posição pode ser o diferencial para conquistar pontos durante a temporada.
Você vai assistir ao jogo entre PSG x Marselha esta noite?
O Marselha já venceu o PSG essa temporada, então porque não pela segunda vez? Nós sabemos que o PSG é o melhor time no campeonato, com muitos grandes jogadores, ainda que o Lyon esteja no topo da tabela. Nosso jogo contra o Marselha está se aproximando rápido, eu vou assistir cuidadosamente do meu sofá, com um copo d’água.
Ao vivo