Chelsea Fans Brasil
·06 de janeiro de 2026
Nomeação de Liam Rosenior, transição no clube, preparação para o derby e qualidade de Andrey Santos: Todas as palavras de Calum McFarlane antes da partida contra o Fulham pela PL

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·06 de janeiro de 2026

Liam Rosenior foi anunciado como novo treinador do Chelsea, no entanto Calum McFarlane comandará a equipe diante do Fulham nesta quarta-feira em craven Cottage pela Premier League.
Logo após o anúncio da nomeação de Liam Rosenior, em Cobham Calum McFarlane concedeu entrevista coletiva para a imprensa.
McFarlane iniciou a coletiva revelando retornos de lesão, bem como informações da equipe para o derby londrino.
“Todos estão treinando hoje [inclusive Marc Cucurella, Robert Sanchez e Moisés Caicedo]. Temos treinamento em algumas horas, então eles vão participar da sessão hoje. Teremos uma ideia muito melhor depois da sessão.” “Não, não, não [sem dúvidas] neste momento. Então vamos analisar o treinamento, ver como eles ficam e depois tomar uma decisão.”
Pouco antes da coletiva de imprensa, Liam Rosenior foi nomeado treinador do Chelsea e McFarlane falou sobre seu papel contra o Fulham, além de revelar conversas com o novo contratado do clube.
“Falei brevemente com o Liam [Rosenior] ontem à noite. Ele obviamente está muito animado para assumir o papel. Então, foi uma conversa breve. Então, pelo que entendi, ele vai estar em Cobham mais tarde hoje em algum momento.” “Então, tenho certeza que vou conversar mais com ele sobre isso. E a segunda parte da sua pergunta, sim, me disseram que vou liderar o jogo amanhã. Então, tentar fazer o melhor trabalho possível, como fizemos, e dar a ele os três pontos para seguir em frente e construir [confiança].” “Sim, a conversa foi bem breve. Provavelmente vamos manter a maior parte disso em segredo, se pudermos. Eu não estaria dando nenhum conselho para ele. Liam é um treinador experiente. Ele teve um começo de carreira muito bom. Então, tenho certeza de que ele tem suas próprias ideias e coisas que quer atacar. Então, estou aqui para apoiá-lo no que ele precisar da melhor forma possível. Então, não vou dar nenhum conselho para ele.” “Obviamente, eu estava em Southampton quando ele [Rosenior] estava em Hull. Então, além de assistir nosso time principal contra o time principal deles, que ele tinha feito muito bem nesses jogos, e eles jogam um futebol muito bom, essa foi a única interação que tive.”
O Chelsea buscou um empate contra o Manchester City no Etihad Stadium no último domingo, sendo a primeira experiência de Calum McFarlane à nível profissional.
Na coletiva ele revelou que ainda não parou para refletir sobre o feito de empatar com um postulante ao título da Premier League comandado por Pep Guardiola.
“Na verdade, não. Chegamos bem tarde e acordamos de novo, bem cedo. Então, foi direto ao ponto, começar a segunda-feira de manhã e me preparar para o [jogo vs] Fulham. Então, tendo tido algum tempo para pensar em qualquer coisa além do próximo jogo.” “Foi uma ótima experiência, foi um grande desafio. Algumas pessoas nunca passaram por isso antes. Então, foi muito prazeroso e eu adorei cada minuto. Mas ainda assim, o jogo de futebol ainda é composto por dois times de ponta com muitos jogadores de alto nível jogando. Então, tem muito mais do que eu contra o Pep. Foi prazeroso.”
A partida contra o Fulham será a segunda de McFarlane no comando interino do Chelsea e revelou o que pediu de seus jogadores para a partida contra o Fulham.
“A mesma coisa que fizemos contra o City. Tentar nos preparar com o tempo limitado que temos o melhor que pudermos e tentar construir sobre essa atuação do segundo tempo. Eles sabem da crença que temos neles e só queremos continuar reforçando isso.”
Estêvão Willian, Cole Palmer e Enzo Fernandez atuaram juntos no primeiro tempo contra o Manchester City no Etihad.
McFarlane falou sobre o que precisa para exercer pressão contra o Fulham, bem como sobre se um meio de campo mais físico seria necessário.
“Acho que foi obviamente impactado pelo fato de Moises [Caicedo] ter sido suspenso. Todo mundo sabe o quanto Moises jogou bem este ano. Desde que ele chegou ao clube, ele é um jogador de alto nível, potencialmente o melhor do mundo em sua posição. Acho que ele vai nos ajudar com isso amanhã.” “Definitivamente deixamos passar elementos do jogo dele naquele primeiro tempo. Mas como você disse, Andrey [Santos] entrou, foi excepcional no segundo tempo, realmente nos deu uma base para controlar o jogo tanto com quanto sem a posse de bola. Então, espero que Moises não esteja suspenso, esteja disponível, possamos realmente controlar essa área do meio-campo.”
Andrey Santos teve uma grande atuação no segundo tempo, sendo um dos mais importantes em campo na busca pelo empate com o Manchester City.
McFarlane falou sobre sua melhor posição a longo prazo, elevando as qualidades do brasileiro.
“Não acho que seja meu lugar dizer quanto ele deve jogar. Achei ele excepcional na outra noite. Ele jogou pelo Brasil, é mais do que capaz de jogar em seu time, mais do que capaz de jogar na Premier League. Não há muitos lugares mais difíceis para jogar do que estar perdendo por 1 a 0 no Etihad fora de casa, e eles foram excepcionais no primeiro tempo. Então, se ele conseguir jogar nesse nível no segundo tempo, está claro que pode jogar nesse nível e, quanto mais ele jogar assim, tenho certeza de que mais oportunidades ele terá. Tem sido um prazer trabalhar com ele.”
O Chelsea passa por mais um período de mudanças com a saída de Enzo Maresca do comando da equipe e a nomeação de Liam Rosenior ao cargo de treinador da equipe.
Apesar da mudança, McFarlane se mostra positivo e confiante com o futuro da equipe.
“Sim, com certeza. Grupo realmente talentoso, jovem, faminto, já mostrou que pode jogar no mais alto nível contra times de alto nível. Qualquer pessoa ligada ao clube deve se orgulhar do desempenho deles no domingo e, daqui para frente, esse time tem um potencial enorme, enorme, então todos devemos estar animados.”
Calum McFarlane também falou sobre ter observado o trabalho de Liam Rosenior no Strasbourg e o que acha de seu estilo de jogo.
“Sim, gosto muito de assistir os lados dele, como fiz com o Hull também. Agressivo, futebol com o pé de frente, muito bom com a bola, bons conceitos de jogo posicional. Então sim, estou muito animado para ver o trabalho que ele vai fazer neste clube.”
Liam Rosenior é mais um técnico inglês a assumir um grande clube na Premier League e falou sobre como é motivador ver um jovem assumindo o Chelsea.
“Essa é uma ótima pergunta, sim. Tenho certeza de que todos os jovens treinadores ingleses de uma academia estão, de alguma forma, não importa quem você apoie, torcendo pelo Liam [Rosenior]. É realmente inspirador para os jovens treinadores ingleses da academia ver alguém conseguir esse cargo com esse perfil e esperamos que ele se saia muito bem.”
Calum McFarlane retornará ao papel de treinador da equipe Sub-21 na quinta-feira e falou sobre o que levará de experiência e como isso impulsiona os jovem da academia do clube.
“Sim, espero que funcione. Tenho certeza de que será uma conexão muito boa. Cobham faz parte desse clube, faz parte da história deste clube, até outro dia, tivemos três formados da academia começando o jogo, o Man City fora de casa, é algo do qual o clube se orgulha.” “Obviamente, isso está no DNA e eu sei que os proprietários, sei que os diretores esportivos acreditam nisso, então vamos continuar assim, e nosso trabalho é dificultar a vida do Liam para realmente produzir talentos jovens que possam surgir, e acredito que há muito do outro lado do prédio que pode realmente impulsionar este ano em pouco tempo.”
Voltando sobre os jogadores que estão de volta ao elenco, McFarlane confirmou o retorno de Wesley Fofana aos treinamentos desta semana.
“Sim, ele vai ser examinado quando chegar, eles vão se apresentar em breve, então ele será examinado quando chegar.”
McFarlane foi questionado se estaria envolvido na preparação da equipe para a partida contra o Charlton Athletic pela terceira rodada da FA Cup, admitindo não ter informações.
“Não faço ideia, fui informado para o jogo contra o Fulham, o Liam [Rosenior] falou comigo ontem à noite e isso vai continuar até o jogo contra o Fulham e na quinta-feira espero voltar com o Sub-21, me preparando para o Crystal Palace no sábado.”
Os dois primeiros jogos de Liam Rosenior pelo Chelsea serão jogos de Copa, contra o Charlton Athletic pela FA Cup e contra o Arsenal pela semi-final da League Cup.
McFarlane foi questionado se comandar a equipe em partidas que não são de Premier League será proveitoso para Rosenior e deu detalhes sobre a transição do cargo.
“Não, acho que ele obviamente foi nomeado técnico do Chelsea porque eles acreditam que ele pode lidar com os desafios da Premier League, então não acho que isso o ajude. Acho que qualquer jogo no Chelsea você precisa vencer, sempre houve pressão sobre isso e ele vai entender isso como todos nós, então não acho que faça diferença. Ele vai entrar e deixar sua marca no time e todos nós estaremos do lado dele.” “Acho que a transição vai ser tranquila, acho que os caras estão em um momento muito bom. Já mencionei várias vezes o nível que eles mostraram este ano e é só conseguir isso da forma mais consistente possível, e acho que o Liam está muito animado, tenho certeza de aceitar esse trabalho e ele vai ter total confiança, e apoiamos totalmente que ele vai entrar e que a transição será muito tranquila.”
McFarlane é relativamente novo no Chelsea e falou sobre seu início no clube, admitindo ser incrível estar em um clube deste tamanho.
“Foram seis meses incríveis, as pessoas da academia até o time principal estão alinhadas com o que queremos fazer. É um ótimo lugar para trabalhar, estou realmente, realmente gostando e é isso que queremos fazer.”
O Fulham jogou com uma linha de cinco defensores contra o Liverpool, arrancando um empate no confronto.
McFarlane falou sobre como irá preparar a equipe para enfrentar os Cottagers nesta quarta.
“Boa pergunta, eles obviamente mudaram para uma formação diferente contra o Liverpool em uma forma diferente da que jogaram na maior parte da temporada. É uma boa pergunta e você está certo, provavelmente temos que nos preparar para dois cenários diferentes. Tentar encontrar o máximo possível de alinhamento entre os dois planos para que não haja tanta confusão ou tanto para resolver se eles não fizerem o que esperávamos.” “Estaremos prontos para qualquer cenário. Como estávamos contra o City, eles não moldaram como esperávamos e nos adaptamos e podemos dar crédito aos jogadores por isso, porque é fácil dar uma ideia, mas eles têm que sair, acreditar e executar. Acho que eles fizeram isso muito bem, então estaremos preparados para qualquer eventualidade.”









































