MundoBola Flamengo
·23 de novembro de 2025
Nonato surpreende ao citar ‘favor’ do Flamengo em 2024 para explicar empate com Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23 de novembro de 2025

O empate do Fluminense com o Palmeiras na 35ª rodada do Brasileirão foi de grande ajuda para o Flamengo, que abriu quatro pontos na liderança e pode ser campeão na próxima rodada. A combinação do 0 a 0 no Allianz Parque com o 3 a 0 rubro-negro sobre o Red Bull Bragantino fizeram as probabilidades do Mengão dispararem e inflamou o debate sobre rivalidade nas redes sociais.
O clássico do meio de semana havia reduzido a vantagem para apenas dois pontos, o que fez parte da torcida tricolor sugerir que o time deveria “entregar” contra o Palmeiras para atrapalhar o Fla. Em campo, no entanto, o Fluminense equilibrou as ações e poderia até vencer.
Após o jogo, o meia Nonato surgiu com uma resposta surpreendente. Ao falar de profissionalismo, ele lembrou vitória do Flamengo sobre o Criciúma no Brasileirão de 2024 que ajudou o tricolor na briga contra o rebaixamento, como quem "retribui" um favor.
"O torcedor tem todo o direito, faz parte do futebol, toda essa fantasia que é o futebol: o torcedor, as zoações, os rivais. Mas a gente está aqui para fazer o nosso trabalho, a gente tem que honrar o Fluminense, a gente tem família também para honrar. Nós somos trabalhadores. A gente também não pode esquecer que, quando a gente estava ferrado lá, o Flamengo ganhou do Criciúma"
"Então, não justificando, eu estou dizendo pelo profissionalismo. Como todos são profissionais, todas as equipes são profissionais, tem profissionais trabalhando em todas as áreas. Então, primeiro, a gente não pode faltar com respeito com nós mesmos", disse Nonato.
O Fluminense chegou à penúltima rodada de 2024 apenas dois pontos acima do Criciúma, que era o primeiro time do Z4. A tabela colocou o Flamengo diante dos catarinenses e, mesmo sem chance de título, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0. Resultado que segurou o Criciúma na zona e ajudou o Fluminense a depender só de si para escapar da queda.
Para ser campeão antecipado, o Flamengo precisa vencer o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e torcer para que o Palmeiras perca para o Grêmio, em Porto Alegre. Essa é a única combinação que assegura a conquista ainda nesta semana. Se isso acontecer, a equipe chegaria a 77 pontos contra 70 dos paulistas.
Em caso de vitória rubro-negra e empate alviverde, o título ainda não fica matematicamente garantido, mas muito encaminhado. A diferença iria para seis pontos, e ainda existiria a possibilidade de igualdade na última rodada.
Contudo, vale destacar que, nesse cenário, Flamengo e Palmeiras chegariam a 23 vitórias cada. O critério seguinte é o saldo de gols, e atualmente o Rubro-Negro tem ampla vantagem: 50 de saldo contra 29 dos paulistas.
Caso não queira depender de ninguém, o Flamengo garante o título com duas vitórias em seus últimos três compromissos no Brasileirão. Depois do Atlético-MG, o time enfrenta o Ceará, no Maracanã, e fecha a campanha fora de casa contra o Mirassol.
Entre esses jogos, o Rubro-Negro ainda disputa a final da Libertadores contra o próprio Palmeiras, no sábado, dia 29. A possibilidade de chegar a decisão já como campeão brasileiro anima os torcedores.
Ao vivo


Ao vivo







































