Nottingham Forest: conheça a história e curiosidades do clube | OneFootball

Nottingham Forest: conheça a história e curiosidades do clube | OneFootball

Icon: FNV Sports

FNV Sports

·24 de setembro de 2020

Nottingham Forest: conheça a história e curiosidades do clube

Imagem do artigo:Nottingham Forest: conheça a história e curiosidades do clube

A Coluna Reino Unido pelo Futebol desta semana vai contar a história de um gigante, digamos, adormecido. Se trata do Nottingham Forest, tradicional clube da Inglaterra. De um dos principais clubes da Europa nos anos 90, passou, no entanto, para um clube de divisões inferiores.

INÍCIO

O ano de fundação do clube foi em 1885, na cidade de Nottingham, Inglaterra. Três anos antes, fundou-se seu vizinho, o Notts County, também conhecido como o clube de futebol mais antigo do mundo. O clube ajudou a fundar a FA CUP, que anos mais tarde viria a se tornar a Copa da Inglaterra. O primeiro título da mesma, veio, portanto, em 1988, quando bateu seu rival Derby County.


Vídeos OneFootball


Apesar do bom início, no entanto, a primeira metade do século XX não foi muito boa. Rebaixado para a segunda divisão no início do século, apenas em 1922 a 25, o clube ressurgiu a primeira divisão, retornando para a segunda até 1957. Foi dois anos depois, em 1957, que pela segunda vez, o clube se sagrou campeão da FA CUP.

GLÓRIA

Os tempos dourados do Nottingham Forest foram sob o comando de Brian Clough, a partir dos anos 70. Promovido para a primeira divisão em 1976, foi campeão da mesma na mesma edição. Dois anos depois, veio, portanto, o título mais expressivo. O time de Clough bateu o Malmo na final da Liga dos Campeões, na Alemanha, e levantou a orelhuda pela primeira vez em sua longa história.

No ano seguinte, portanto, o clube conquistou a mais uma vez a taça. Dessa vez, a vitória foi em cima do Hamburgo, em jogo disputado no Santiago Bernabeu, em Madrid. Além dos dois títulos europeus, super-taça europeia, taça da liga (2x) foram os demais títulos conquistados sob o comando de Brian Clough.

A era dourada, no entanto, acabou no início dos anos 90. Maio de 93 ficou marcado pela despedida de Brian Clough, 18 anos depois de assumir o clube. Após a saída do treinador, o Nottingham se viu rebaixado para a segundona e nunca mais retornou a Premier League.

DIAS ATUAIS

Desde 2012, o clube é propriedade da família Al-Hasawi, do Kwait. No entanto, apesar dos investimentos ao longo dos anos, o clube nunca subiu para a Premier League. Na temporada 19-20 da Championship, ficou perto de conseguir a classificação, no entanto, teve péssima atuação nas últimas rodadas e acabou amargando a 7ª posição.

CURIOSIDADES

O estádio do maior rival do Forest, o Meadow Lane, do Notts County, fica a pouquíssimos metros do seu estádio, o City Ground. Portanto, essa foi considerada a menor distância entre dois estádios no mundo todo.

Um fato marcante na história do Nottingham, foi a passagem do jogador Justin Fashanu. O inglês foi um fenômeno, no entanto, era assumidamente homossexual, à época – ainda hoje – algo muito preconizado no mundo do futebol. Fashanu foi, portanto, o primeiro jogador assumidamente homossexual na história do futebol. A passagem pelo clube foi uma das mais bem sucedidas de sua carreira. No entanto, ainda no auge, foi quase se assumiu A partir daí, passou a ser requerido por vários clubes até cometer suicídio em 1998.

Foto destaque: Reprodução/Getty Images

Saiba mais sobre o veículo