Novo escândalo no futebol italiano envolve fraude esportivo | OneFootball

Novo escândalo no futebol italiano envolve fraude esportivo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·27 de abril de 2026

Novo escândalo no futebol italiano envolve fraude esportivo

Imagem do artigo:Novo escândalo no futebol italiano envolve fraude esportivo

O futebol italiano vive um outro escândalo envolvendo arbitragem. Gianluca Rocchi, ex-árbitro e responsável pelos árbitros nas primeiras divisões do país, está sendo investigado por fraude esportiva pela promotoria de Milão.

A investigação começou após uma denúncia feita pelo ex-bandeirinha Domenico Rocca, que estava desiludido com a atual gestão da Comissão Nacional de Árbitros (CAN). O árbitro alegou ter visto Rocchi batendo na cabine do VAR para pressionar por uma decisão durante a partida entre Udinese e Parma, pela Série A, em março do ano passado.


Vídeos OneFootball


Na ocasião, o VAR, que era conduzido por Daniele Paterna e tinha Simone Zaza como assistente, analisou um possível toque de mão do zagueiro Botond Balogh. O VAR concluiu que foi pênalti, mesmo com o braço do zagueiro próximo ao corpo.

Segundo a agência “ANSA”, o escândalo envolve apenas figuras da arbitragem italiana e cinco suspeitos estão em investigação no momento. Por outro lado, diferentemente do que aconteceu no escândalo do Calciopoli, nenhum dos clubes está sendo investigado pelo Ministério Público italiano.

Imagem do artigo:Novo escândalo no futebol italiano envolve fraude esportivo

Gianluca Rocchi está no centro do escândalo (Foto: Paolo Bruno/Getty Images)

A investigação foi fruto de Domenico Rocca ter dado depoimento como testemunha por ter dado depoimento por fraude esportiva em três casos Além de Udinese e Parma, no passado, ele é acusado também de ter favorecido a Inter de Milão durante uma vitória sobre o Bologna e também de ter mudado a escala para que Daniele Doveri não apitasse a partida e, ao invés disso, Andrea Colombo, árbitro bem avaliado pela apitasse o jogo.

Doveri era considerado um árbitro “impopular” pela diretoria da Inter de Milão. Outra acusação sustenta que o árbitro foi indicado propositalmente para apitar a semifinal da Copa Itália com o intuito de prejudicá-lo e que o impedisse de apitar a decisão.

Saiba mais sobre o veículo