Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes | OneFootball

Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·09 de dezembro de 2025

Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes

Imagem do artigo:Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes

Pouco tempo após assumir a gestão do Grêmio, a diretoria comandada por Odorico Roman terá um grande desafio pela frente pensando na próxima temporada: definir o novo técnico do Tricolor Gaúcho para 2026. Sem Mano Menezes, que anunciou a saída na manhã desta terça-feira (9), novos nomes vem à tona nos bastidores.

Contratado em abril de 2025, o treinador já conhecido pelos torcedores assumiu o time em uma situação complicada. Depois da decepção no Campeonato Gaúcho sob comando de Gustavo Quinteros e longe de um padrão agradável de jogo, Mano conseguiu recuperar peças e fez um Brasileirão constante.


Vídeos OneFootball


Mesmo sem brigar nas cabeças, o time gaúcho se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro e se classificou á Copa Sul-Americana. Agora, a pergunta que assola os torcedores do Grêmio é: quem será o novo técnico do Grêmio? Uma figura nova ou um velho conhecido? Confira abaixo as possibilidades.

Renato Gaúcho pode ser a solução novamente?

Um dos grandes técnicos da história do Grêmio, Renato Gaúcho está novamente livre no mercado depois da passagem pelo Fluminense e surge como uma das opções para comandar o clube em 2026.

Durante a carreira como treinador, Portaluppi soma quatro passagens pelo Tricolor Gaúcho (2010-11, 2013, 2016-21 e 2022-24). No comando do Grêmio, foram 10 títulos conquistados, inclusive, a fatídica Copa Libertadores de 2017.

Foram uma Copa do Brasil (2016), uma Recopa Sul-Americana (2017), 6 Gaúchão (2018, 2019, 2020, 2021, 2023, 2024), e uma Recopa Gaúcha (2023).

De grandes e maus momentos à frente do Grêmio, Renato é um nome querido dentro do clube e é pauta constante na busca por um novo treinador. Tradicional técnico no futebol brasileiro, sem inovações táticas, mas com proximidade com o grupo, o comandante afirmou que pretende voltar a trabalhar em 2026.

Imagem do artigo:Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Tite quer voltar a trabalhar

Outro grande nome na história do Grêmio, o técnico Tite, ex-Seleção Brasileira, Corinthians e Flamengo, pode pintar no Grêmio nesta temporada. Depois de um longo período afastado, o treinador revelou o desejo de voltar a trabalhar. Sem chances no futebol internacional, o Brasil deve ser o possível futuro do comandante.

A passagem de Tite pelo Tricolor Gaúcho aconteceu no início dos anos 2000. Vindo de um bons trabalhos em equipe menores do futebol do Sul, como Veranópolis, Juventude e Caxias, o técnico foi contratado como aposta e rendeu bons frutos ao Grêmio nas temporadas 2000 até 2003.

Sob comando de Tite, o Grêmio se sagrou campeão da Copa do Brasil em 2001 batendo o Corinthians na grande final, e ainda foi bicampeão Gaúcho em 2000 e 2001.

Com o bom desempenho, a passagem do comandante no Sul chegou ao fim em 2003, quando o Corinthians foi atrás de Tite e fechou a contratação do treinador. Desde então, o técnico voltou ao Rio Grande do Sul para assumir o Internacional entre 2007 e 2009.

Alinhado ao perfil atual dos últimos treinadores do Grêmio, Tite se encaixa no contexto pretendido por Odorico Roman: comandante consolidado e com um padrão de jogo definido, que se reflete na história do clube.

Imagem do artigo:Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Luis Castro favorito?

Principal nome circulando na imprensa gaúcha, o favorito nesse momento para assumir o comando do Grêmio é o português Luis Castro. Destaque no futebol brasileiro pela curta passagem de sucesso pelo Botafogo, o técnico passou pelo Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, e está livre no mercado desde a saída do clube saudita.

Com um perfil diferente, de um futebol vertical e focado na efetividade, Luis Castro é, entre todos, quem demandaria um maior investimento por parte da diretoria do Grêmio. O português e sua comissão custam cerca de R$ 2 milhões, segundo apuração do "Correio do Povo".

Apesar da euforia pela possível contratação de um técnico estrangeiro de 'renome', na verdade, Luis Castro nunca venceu nenhum título de expressão durante a carreira. Além de outros troféus menores, a grande conquista aconteceu no Shaktar Donetsk, quando foi campeão da Liga Ucraniana em 2019.

Em 2015/16, no comando do Porto B, Luis Castro também venceu a Segunda Divisão da Liga de Portugal.

Imagem do artigo:Novo técnico do Grêmio: nomes na mesa para substituir Mano Menezes

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Saiba mais sobre o veículo