Papo na Colina
·30 de setembro de 2025
Números defensivos e ofensivos consolidam um dos craques do Vasco como o dono do time: “Jogador completo”

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·30 de setembro de 2025
O gol na vitória sobre o Cruzeiro não foi apenas mais um para Rayan, foi um marco. Com a bola na rede, o atacante de 19 anos chegou a nove gols com a camisa do Vasco sob o comando de Fernando Diniz, igualando-se a Pablo Vegetti como artilheiro da “Era Diniz”. O feito consolida a ascensão meteórica do jovem, que a cada jogo se firma mais como o verdadeiro protagonista e “dono do time”.
A evolução de Rayan com Diniz é notável. Antes da chegada do treinador, ele havia marcado apenas três gols em 17 jogos na temporada. Com o novo comandante, foram nove gols em 25 partidas, uma mudança de patamar que o coloca como o jogador sub-20 com mais gols no futebol brasileiro em 2025, ao lado de Vitor Roque.
Além dos gols, o que mais tem impressionado é sua dedicação tática. Na vitória sobre o Cruzeiro, os números do Sofascore mostraram um jogador completo: ele venceu metade dos duelos pelo chão, conseguiu três desarmes, duas interceptações e quatro cortes. A postura comprometida com a marcação é um dos motivos para ter ganhado a confiança total do treinador.
Ciente do talento que tem em mãos, o Vasco se movimenta nos bastidores. O clube mantém conversas para uma nova renovação de contrato, buscando aumentar a multa rescisória de 40 milhões de euros. A estratégia da diretoria, no entanto, é conseguir manter Rayan pelo menos até o meio de 2026. A avaliação é de que a janela de verão europeia é financeiramente mais vantajosa, e o clube aposta em uma valorização ainda maior do atleta até lá.
Rayan é o cara do momento cruz-maltino – Foto: Matheus Lima/Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News